PANELAS E HABILIDADE: DE PRATO TÍPICO A NEGÓCIO VANTAJOSO – COMO ATUAM AS BANCAS DE PANELADA EM IMPERATRIZ-MA?
Por: Danielladantas • 4/9/2018 • Monografia • 1.763 Palavras (8 Páginas) • 208 Visualizações
FACULDADE FACIMP WYDEN
DANIELLA LIMA DANTAS PRADO
PANELAS E HABILIDADE: DE PRATO TÍPICO A NEGÓCIO VANTAJOSO – COMO ATUAM AS BANCAS DE PANELADA EM IMPERATRIZ-MA?
Imperatriz
2018
DANIELLA LIMA DANTAS PRADO
PANELAS E HABILIDADE: DE PRATO TÍPICO A NEGÓCIO VANTAJOSO – COMO ATUAM AS BANCAS DE PANELADA EM IMPERATRIZ-MA?
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Ciências Econômica da Faculdade Facimp Wyden de Imperatriz
Orientador (a): Prof. Mônica Araujo
Imperatriz
2018
SUMÁRIO
1 JUSTIFICATIVA................................................................................................... 4
2 PROBLEMA......................................................................................................... 5
3 OBJETIVOS......................................................................................................... 6
3.1 Geral................................................................................................................. 6
3.2 Específicos...................................................................................................... 6
4 HIPOTESES......................................................................................................... 7
5 REFERENCIAL TEÓRICO ................................................................................. 8
6 METODOLOGIA ............................................................................................... 10
7 CRONOGRAMA ............................................................................................... 12
REFERÊNCIAS ................................................................................................ 13
1 JUSTIFICATIVA
A alimentação é um dos elementos que fazem parte da cultura e da identidade de um povo. Nesse sentido, cada país e até mesmo cada região possui sua culinária tradicional, conhecida em todo esse território e, muitas vezes, apreciado até mesmo fora dele.
Nesse sentido, há que se lembrar que o Brasil é um país que foi colonizado por inúmeros povos e, por isso mesmo, possui uma cultura muito rica e variada, especialmente no que diz respeito à sua gastronomia.
Nesse sentido, pratos simples, preparados de forma bem rústica, a preços relativamente baixos e considerados saborosos pelos habitantes locais, acabaram se tornando parte da alimentação tradicional e típica das cidades brasileiras; com Imperatriz-MA não é diferente.
Nesse sentido, um dos pratos mais considerados e apreciados localmente é a chamada panelada, um alimento forte, preparado a partir das entranhas do gado e que é consumido a todo momento pela população, mesmo na madrugada ou como café da manhã; apesar de se saber ser extremamente calórico.
Apesar do sucesso da culinária popular tradicional imperatrizense na venda da panelada e talvez justamente por isso, faz-se necessário entender a forma de atuação dessas bancas de panelada no mercado econômico, a fim de se compreender qual a sua contribuição para a melhoria da renda das famílias que se dispõem a trabalhar no setor e também a fim de se descobrir qual o melhor caminho para se empreender na área.
A isso, portanto, se propõe o presente trabalho, por se compreender que atualmente a panelada não é mais apenas um prato típico, mas também se tornou um negócio muito vantajoso para aqueles que atuam na área.
2 PROBLEMA
Como atuam as bancas de panelada de Imperatriz-Ma a fim de transformar a venda de um prato típico da cidade em um negócio vantajoso economicamente?
- OBJETIVOS
3.1 Geral
Descobrir como atuam as bancas de panelada em Imperatriz-Ma para transformar a venda desse prato típico em um negócio vantajoso economicamente.
- Específicos
- Entender a importância da cultura para um povo e como essa cultura pode ser explorada economicamente;
- Analisar a viabilidade econômica de negócios na área da gastronomia voltada à comida típica de uma região;
- Pesquisar diretamente nas bancas de panelada de Imperatriz-Ma qual a forma de atuação das mesmas no mercado.
4 HIPÓTESES
- A panelada pode ser considerada um prato típico do povo imperatrizense, mas também tem sido bastante apreciado por pessoas de outra região; fato que incrementa as vendas da mesma;
- A maioria das bancas de panelada atua especialmente nos períodos matutino e noturno, haja vista o fato de que muitos tem esse prato como a primeira ou a última refeição do dia, justamente por ser considerada uma comida forte;
- Os ganhos das bancas de panelada são bastante satisfatórios, especialmente em uma cidade em que tanta gente recebe apenas o que se chama “salário-mínimo”.
5 REFERENCIAL TEÓRICO
A cultura faz parte dos saberes, da identidade de um povo e não se compõe apenas do acervo de obras, do conhecimento erudito; mas também fazem parte dela os hábitos e comportamentos desse povo, inclusive no que diz respeito à alimentação.
Na perspectiva antropológica, Da Matta (1986, p. 123) afirma que ela nada mais é que “um mapa, um receituário, um código através do qual as pessoas de um dado grupo pensam, classificam, estudam e modificam o mundo e a si mesmas.” Daí a sua importância para a formação da identidade de um povo.
No Brasil, a culinária popular é muito rica, diferenciando-se bastante de uma região para a outra. Na cidade de Imperatriz-MA, foco do presente estudo, essa culinária popular tornou-se tradicional, de tal forma que logo pela manhã é possível observar inúmeras pessoas consumindo o prato típico da região, a panelada.
...