PLANEAMENTO DE ÁGUA
Projeto de pesquisa: PLANEAMENTO DE ÁGUA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: monami • 24/9/2014 • Projeto de pesquisa • 528 Palavras (3 Páginas) • 224 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
A perfuração Direcional é uma técnica utilizada para manter o poço de exploração de petróleo em um rumo predeterminado, permitindo que o objetivo seja alcançado, já que essa técnica é utilizada quando o objetivo não se encontra na mesma direção vertical da cabeça do poço, em muitos casos os reservatórios de Petróleo estão localizados em pontos de difícil acesso.
A perfuração direcional começou com uma operação reparadora de alguns problemas especiais da perfuração tais como desvios a partir de um poço já perfurado (Sidetrack), motivados por um peixe ou “ferramenta” deixada no poço.
Vários são os motivos para a aplicação desse tipo de perfuração, poços direcionais para exploração, a partir de uma plataforma única, para exploração de novas reservas em áreas urbanas e de proteção ambiental, em zonas fraturadas ou em áreas de domos salinos, para controle de Blowout (poço de alívio) e poços multilaterais.
No Brasil essa técnica tem sido utilizada em campos terrestres, como por exemplo, na Bahia, onde existem áreas com muitas falhas geológicas que afastam consideravelmente o objeto da verticalidade na superfície onde inicia o poço. No Rio Grande do Norte tem histórico de poços direcionais na região dos Poços de Salina Cristal.
1 2. PLANEJAMENTO DE POÇOS
O desvio intencional de um poço compreende vários fatores, que devem ser levado em conta. Como o custo da operação de perfuração é muito cara, um planejamento bem criterioso é fundamental, pra selecionar as ferramentas corretas e os melhores métodos, esse processo se bem planejado irá alcançar uma melhor eficiência operacional e melhores resultados econômicos (ROCHA,2008).
O poço é caracterizado direcional quando a linha vertical que passa pelo objetivo fica localizada a certa distância da cabeça do poço, essa distância é chamada de afastamento do objetivo e em cada profundidade terá um determinado afastamento da cabeça do poço. O caminho percorrido pela broca partindo da cabeça do poço até atingir o objetivo, e essa trajetória é chamada de trajetória direcional.
O objetivo é o ponto no espaço que a trajetória deve atingir e uma das principais razões da existência do poço direcional, ele deve estar perfeitamente definido. Sua forma e tamanho dependem, geralmente, das características geológicas e da localização das zonas produtoras. Em se tratando de um campo em desenvolvimento, o raio de drenagem também deve ser levado em conta. Geralmente, é definido pelo geólogo ou pelo Engenheiro de Reservatório e pode ser um ponto em profundidade ou mesmo uma seção interna de formação. Na perfuração direcional um poço pode passar por mais de um objetivo dependendo da quantidade de ganho e perda de ângulo, e para isso o mesmo terá que atingir um ou mais alvos, esse termo é conhecido como sendo a área definida pelo raio de tolerância, ou seja, a área ao redor do objetivo onde considera-se que este será atingido, essa tolerância é uma maneira de compensação das incertezas geológicas e outras associadas a perfuração.
Podemos dizer que o poço é direcional se o mesmo tem ganho de ângulo proposital, esse ganho de ângulo entre o vetor local gravitacional e a tangente
...