PRODUTOS E SERVIÇOS - SISTEMAS ECONÓMICOS
Projeto de pesquisa: PRODUTOS E SERVIÇOS - SISTEMAS ECONÓMICOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 29042013 • 26/5/2014 • Projeto de pesquisa • 755 Palavras (4 Páginas) • 270 Visualizações
BENS E SERVIÇOS - SISTEMAS ECONÔMICOS
Continuação da 1 aula .... SE
Bens e Serviços
Bem: É tudo aquilo que satisfaz direta ou indiretamente os desejos e necessidades dos seres humanos.
Bens materiais ou tangíveis: São aqueles que podemos tocar. Ex: água, alimento, máquina, veículos etc.
Bens imateriais ou intangíveis: São aqueles que não têm existência física.constituem-se na propriedade imaterial da empresas Ex: software, direitos autorais, marca, patente, tecnologia, Know- How
Bens livres: São os que existem em grande quantidade, podem suprir de maneira satisfatória as necessidades de todos os indivíduos e, consequentemente, não possuem valor econômico. A chuva, o vento, o sol e o ar são exemplos de bens livres.
Bens econômicos: São aqueles que têm utilidade para a vida humana, mas são de certa forma escassos, limitados, e sua obtenção custa trabalho.
Bens de capital: São aqueles que não satisfazem às necessidades humanas de forma direta, ou seja, aqueles que são utilizados na produção dos bens de consumo. Ex: fábricas, máquina, ferramentas, matéria prima.
Bens de Consumo: São aqueles que satisfazem de forma direta e imediata as necessidades humanas. Estão classificados em duráveis (móveis, veículos, imóveis) e não duráveis (alimentos, jornais, perfumes).
Bens intermediários: São aqueles que sofrem transformações antes de se converterem em bem de consumo ou de capital.
Serviços
O trabalho, quando não é destinado à criação de bens, isto é, de objetos materiais, tal como o realizado por um agricultor ou um pedreiro, visa à produção de serviços.
Os serviços são aquelas atividades que, sem criar objetos materiais, se destinam direta ou indiretamente a satisfazer necessidades humanas.
Teoria das Necessidades Humanas
Tal teoria foi desenvolvida por Abraham H. Maslow. Segundo ele, o homem é motivado por necessidades organizadas numa hierarquia de relativa prepotência. Isto quer significar que uma necessidade de ordem superior surge somente quando a de ordem inferior foi relativamente satisfeita.
As necessidades do ser humano são ilimitadas, ou seja, ele não se satisfaz com o que consegue, estando sempre em busca de novas conquistas, realizações e experiências.
As necessidades humanas estão divididas em dois tipos: as necessidades fisiológicas ou materiais, que dizem respeito à vida sadia do nosso corpo como alimentação. O homem é um animal dotado de necessidades; assim que uma de suas necessidades é satisfeita, surge outra em seu lugar. E Esse processo não tem fim: é contínuo, desde o nascimento até a morte. O homem só busca o pão quando não há pão.
As necessidades psicológicas ou imateriais, que estão relacionadas á vida do espírito ou da mente.
Para a satisfação das necessidades as pessoas recorrem à obtenção de bens.
As necessidades dão lugar ao desejo, que ocasionas tensões, que dão lugar as ações, que dão com resultado a satisfação.
O PROBLEMA FUNDAMENTAL DA ECONOMIA- A ESCASSEZ
Em
...