Planejamento Financeira Familiar
Por: Carcal • 5/9/2016 • Trabalho acadêmico • 8.796 Palavras (36 Páginas) • 572 Visualizações
CARLA DOS SANTOS
PLANEJAMENTO FINANCEIRO FAMILIAR
SÃO PAULO/SP
2015
Sumário
INTRODUÇÃO 3
PLANEJAMENTO FINANCEIRO FAMILIAR 4
CONSUMO, POUPANÇA E INVESTIMENTO. 5
CONSUMO 6
RENDA 7
POUPANÇA 8
INVESTIMENTOS FINANCEIROS E INVESTIDORES. 9
CADERNETA DE POUPANÇA 9
CERTIFICADO DE DEPOSITO BANCÁRIO (CDB) 10
FUNDO DE RENDA FIXA 10
FUNDOS DI 10
FUNDOS DERIVATIVOS 11
FUNDOS CAMBIAIS 11
IMÓVEIS 11
FUNDOS IMOBILIÁRIOS 11
AÇÕES 12
FUNDOS DE AÇÕES 12
FUNDOS BALANCEADOS 12
DÓLAR 12
TESOURO DIRETO 13
PLANOS DE PREVIDENCIA PRIVADA 13
O PLANO DE PREVIDÊNCIA FECHADA 14
PGBL (PLANO GERADOR DE BENEFÍCIOS LIVRES) 14
VGBL (VIDA GERADOR DE BENEFÍCIOS LIVRE) 14
INVESTIDOR 15
PERFIL DE RISCOS 15
CONSERVADOR 15
MODERADO 15
AGRESSIVO OU ARROJADO 15
ASPECTOS (CLASSIFICAÇÃO) DE RETORNO DO INVESTIMENTO 15
LIQUIDEZ 15
SEGURANÇA 16
RENTABILIDADE 16
INADIMPLÊNCIA 16
PLANEJAMENTO FINANCEIRO VISANDO LIQUIDAR A DÍVIDA 20
INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA 26
CONCLUSÃO 28
BIBLIOGRAFIA 29
FIGURAS
Figura 1 7
Figura 2 16
Figura 3 17
Figura 4 21
RESUMO
Planejamento Financeiro: Analisando onde se erra em questão de gastos, vemos que o consumo com coisas supérfluas vem crescendo a cada dia, e que as pessoas não tem controle com seus gastos, deixando de poupar de modo adequado e consciente. O planejamento financeiro no âmbito familiar se torna uma ferramenta para atingir o equilíbrio financeiro e organizarem as dividas, e que o habito de anotar todos os gastos em uma planilha ou caderneta, faz com que se tenha uma maior compreensão do que se consome no mês. A educação financeira no inicio da vida escolar das crianças e jovens também vem tomando espaço, pois, se não ensinar as crianças e jovens a terem controle do que se tem, não saberão lidar com conflitos financeiros na vida adulta, e que se desde pequeno tiverem a consciência de como saber administrar os gastos terão uma independência financeira cedo e uma aposentadoria tranquila.
ABSTRACT
1. INTRODUÇÃO
O Planejamento Financeiro é uma estimativa de receitas e despesas, para um determinado período permitindo as famílias, de uma forma organizada, verificar a situação financeira atual bem como a possibilidade de fazer uma previsão sobre os recebimentos e gastos futuros.
Um bom planejamento financeiro tem o objetivo de criar estratégias visando o acumulo de bens e valores para formação do patrimônio, ajudando a conquistar etapas importante na vida da população brasileira, independente do grau de conhecimento ou idade, em qualquer etapa da nossa vida somos obrigados a fazer planejamento.
Considerando que um dos maiores problemas das famílias e da nova geração de jovens é o consumo desenfreado, cada vez mais presente, sendo atraídos pela tecnologia moderna e propaganda maciça, levando ao aumento das dividas e a inadimplência.
O consumo consciente é uma forma responsável de adquirir produtos e serviços essenciais e importantes para nosso dia-a-dia, e o brasileiro esta cada vez mais consciente preferindo o consumir mais bens essenciais.
O rendimento de cada individuo se torna útil quando bem utilizado. Quanto mais alto for o rendimento maior será a necessidade de poupar. O habito de poupar a renda exige das famílias, responsabilidade, determinação e força de vontade, procurando se precaver do futuro incerto. Contudo, falta conscientização para que e a população consiga por si só poupar seus rendimentos, fazendo aplicações financeiras que preservem seu capital. Muitas pessoas desconhecem por onde começar e de que forma investir, não sabendo que existem diversas formas e lugares para adquirir conhecimento e habilidades. E poupar é uma questão de prioridade e que com o passar do tempo vira rotina.
A falta de preocupação e responsabilidade com a administração das contas faz com que aumente o consumo desnecessário, levando a perda do controle e aumento exagerado das dividas, acabando com o seu próprio bem estar e de sua família. Deve-se ter a consciência de controlar todos os gastos mensalmente, contas a serem pagas, para se ter maior clareza a visão de onde se esta errando. O erro do consumo desenfreado, da falta de entendimento para lidar com a renda e a falta de conhecimento para investir o que se ganha, sempre leva a inadimplência.
O presente trabalho ira abordar o tema “Planejamento Financeiro Familiar” procurando fornecer elementos básicos para que os jovens se interessem sobre o assunto, bem como adultos, para chegarem a um nível de esclarecimento e entendimento da necessidade de maior controle sobre as finanças que possibilite manter um padrão de vida adequada e maior liberdade financeira, para consumir de forma consciente.
A importância desse planejamento financeiro para crianças, jovens e adultos
...