TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que a escassez é escassez um conceito relativo?

Por:   •  31/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  4.582 Palavras (19 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 19

Questionário Economia 1

Integrantes:

  • Paulo Dell Anhol Trigo
  • Roderlei Fernando Rocha Júnior

  1. O que a economia estuda?

Define-se Economia como a ciência social que estuda de que maneira a sociedade decide (escolhe) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Ou seja, é a ciência social que estuda como a sociedade administra recursos produtivos (fatores de produção) escassos.

  1. Por que a escassez é escassez um conceito relativo?

A escassez é relativa porque os bens e serviços são escassos em relação ao desejo dos indivíduos. As pessoas buscam satisfazer suas necessidades básicas ou mesmo biológicas, para isso, existe uma produção contínua de bens para a satisfação desses desejos do ser humano.

A escassez é um conceito relativo na economia porque está relacionado à relação entre recursos limitados e necessidades ilimitadas. Em qualquer sociedade, os recursos produtivos ou fatores de produção, como mão de obra e matéria-prima, são limitados. Em contrapartida, as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam, devido ao crescimento populacional e pela contínua elevação do padrão de vida. Independentemente do seu grau de desenvolvimento, nenhum país consegue dispor de todos os recursos que possui necessidade.

  1. Quais são os fatores de produção e o que eles aportam à produção?

Os fatores de produção são os recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), o capital, a terra e a tecnologia.

O trabalho seria esforço físico ou mental humano, utilizado pela população para a produção de bens e serviços. O capital seria o conjunto de riquezas fabricadas pela sociedade e que se destina à fabricação de bens de consumo, ele inclui máquinas, equipamentos, ferramentas de trabalho e entre outros. A terra pode se considerar os recursos naturais disponíveis no planeta e até mesmo o solo para a agricultura. A tecnologia é essencial para que o processo produtivo seja competitivo e possua lucro, sendo a aplicação do conhecimento científico aos objetivos práticos da vida humana ou à mudança e manipulação do ambiente.

  1. Que papel a iniciativa privada tem na produção?

Todos os negócios com atividades que não são mantidas por órgãos públicos são da iniciativa privada, podendo ser desde negócios com uma única pessoa até grandes corporações. No geral a iniciativa privada tem como objetivo a geração de lucro

A iniciativa privada desempenha um papel essencial na produção, impulsionando a inovação, a eficiência, a competição e o crescimento econômico, além de gerar emprego e renda para a sociedade.

  1. Quais são os problemas econômicos que todas as sociedades enfrentam?

Os problemas econômicos que todas as sociedades enfrentam, também chamados de problemas econômicos fundamentais, que possuem como origem da escassez dos recursos ou fatores de produção, vêm dos seguintes questionamentos: o que e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?

Em relação à o que e quanto produzir, a sociedade precisa escolher quais produtos e a suas quantidades a ser produzido. No caso de como produzir, a sociedade tem que decidir que recursos de produção serão usados para produção de bens e serviços. Por fim, sobre para quem produzir, a sociedade tem que escolher como os seus membros vão participar dos resultados de sua produção.

  1. O que a fronteira de possibilidades de produção explica?

A fronteira de possibilidades de produção ou também conhecido como curva de possibilidades de produção (CPP), define o conjunto de escolhas com as quais uma sociedade se depara para as combinações de bens e serviços que ela pode produzir com os recursos disponíveis.

A curva de possibilidades de produção demonstra a capacidade máxima de produção de uma sociedade, do que se pode produzir de bens e serviços com os recursos disponíveis. Ela mostra como a escassez de recursos determina um limite na capacidade produtiva de uma sociedade, que vai precisar escolher entre diferentes possibilidades de produção.

  1. Quais vantagens a especialização traz?

A especialização de tarefas pode levar ao aumento do alcance de controle dos níveis mais altos da hierarquia organizacional. A especialização traz vantagens significativas para empresas e economias. As empresas podem aumentar a eficiência, melhorar a qualidade, aumentar a produtividade e reduzir custos.

  1. Por que surgem as falhas nos mercados?

Para Adam Smith, o Estado deveria intervir o menos possível no funcionamento dos mercados, porque estes livremente resolveriam da forma mais eficiente possível os problemas econômicos da sociedade: o que, quanto, como e para quem produzir.

Falha de mercado é uma situação econômica em que um mercado não consegue seguir esse modelo de Adam Smith, tendo interferência governamental. Existem diversos tipos de falhas de mercado, incluindo: externalidades, assimetria de informações e poder de monopólio e oligopólio.

Pode-se dizer que Falha de mercado é a situação econômica onde um mercado não consegue produzir uma alocação natural que seja eficiente. Em microeconomia, uma falha de mercado acontece quando os agentes econômicos formam uma alocação que não tenha uma eficiência de Pareto, ou seja, não há uma distribuição do que é produzido entre os indivíduos da economia não pode ser melhorada sem que alguém piore de posição.

  1. Quais são as vantagens de se utilizar a cláusula ceteris paribus?

Para analisar um mercado específico, a microeconomia se vale da hipótese de coeteris paribus, ou seja, de que tudo o mais permanece constante. O foco de estudo é dirigido apenas àquele mercado, analisando-se o papel que a oferta e a demanda nele exercem, supondo que outras variáveis interfiram muito pouco, ou que não interfiram de maneira absoluta.

Com essa hipótese, pode-se chegar a conclusões mais ou menos aproximadas para um determinado fim específico. Em outras palavras, ela ajuda a contornar a natureza complexa das relações humanas e os problemas de conhecimento limitado.

Desta forma, ela faz a simplificação da análise, facilita a compreensão de tendências de mercado, entre outros.

  1. O que se entende por eficiência?

No ponta de vista econômico, eficiência está associada ao método de produção mais barato (isto é, os custos de produção são menores) em comparação a outros métodos, para produzir uma mesma quantidade do produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)   pdf (140.2 Kb)   docx (910.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com