Porque o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador de desenvolvimento econômico e quais são os critérios utilizados para seu cálculo?
Por: Juliamooor • 15/5/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 381 Palavras (2 Páginas) • 144 Visualizações
1) Porque o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador de desenvolvimento econômico e quais são os critérios utilizados para seu cálculo?
O IDH é um indicador de desenvolvimento econômico pois analisa o crescimento econômico, junto da melhoria da qualidade de vida da população. Ele utiliza como critérios de avaliação para seu cálculo a renda, longevidade e educação.
2) Descreva os conceitos relacionados ao PIB e PNB.
PIB → Toda a riqueza produzida dentro das fronteiras de uma região, independente do destino dessa renda (descarta a entrada de verbas do exterior).
PNB → Todos os valores que um país recebe do exterior, além das riquezas que foram apropriadas por outras economias, ou seja, valores que saem.
3) Explique como é calculado o PIB com Paridade de Poder de Compra (PPC) e porque é mais indicado do que o uso do PIB Nominal.
Países com câmbios distintos precisam de um ajuste de paridade, o que passou a ser referência para o Banco Mundial, que passou aplicar a comparação de preços regulando os valores da realidade do câmbio. O PPC é mais indicado que o PIB NOMINAL pois mostra o custo de vida relativo e mais as taxas de inflação, o que mostra realmente como é o padrão de vida de determinado país e as diferenças no custo de vida (moeda utilizada é o dólar internacional).
4) Sobre a inflação:
a) Definição: É a perda de valor do dinheiro, resultante de um aumento generalizado nos preços da economia.
b) Efeitos provocados por altas taxas de inflação sobre a economia: Desvalorização da moeda do país, diminuição dos investimentos no setor produtivo, clima econômico desfavorável, aumento da especulação financeira, elevação da taxa de juros, aumento do desemprego.
c) Identifique e explique os diferentes tipos de inflação existentes:
Inflação de demanda: aumento na procura de um determinado bem, sem que exista uma resposta compatível da oferta, sendo assim necessário aumentar o valor desse bem para equilibrar a economia.
Inflação de custo/oferta: aquela na qual ocorre um aumento em fatores que incidem diretamente sobre o produto.
Inflação estrutural: ineficiência de serviços fornecidos pela infraestrutura de uma determinada economia, ou seja, é baseada na rigidez da oferta de bens e serviços dessa estrutura econômica.
Inflação inercial: ideia de memória inflacionária, onde o índice atual é a inflação passada mais a expectativa futura (mecanismos de indexação).
...