Problema econômicos básicos ou fundamentais
Pesquisas Acadêmicas: Problema econômicos básicos ou fundamentais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: honorio2010 • 3/4/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 968 Palavras (4 Páginas) • 417 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Curso Superior Engenharia da Computação
Disciplina: Economia.
“PROBLEMA ECONÔMICOS BÁSICOS OU FUNDAMENTAIS”.
Campo Grande/MS
18/03/2014.
Disciplina: Economia.
“PROBLEMA ECONÔMICOS BÁSICOS OU FUNDAMENTAIS”.
Atividade prática supervisionada Avaliativa: apresentado ao Curso Superior Engenharia da Computação da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisita para a avaliação da Disciplina Economia; questionário para obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
Campo Grande/MS
18/03/2014.
SUMÁRIO:
1. Introdução-------------------------------------------------------------------------------------4.
2. Desenvolvimento-----------------------------------------------------------------------------8.
3. Considerações Finais----------------------------------------------------------------------13.
4. Referências Bibliográficas----------------------------------------------------------------14.
1. INTRODUÇÃO.
2. DESENVOLVIMENTO:
QUESTIONÁRIO:
1. Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
Resposta: Os Mercantilistas acreditavam que para um pais ser rico ele deveria exportar o Maximo que pudesse e impor barreiras para importações, pois nesta epoca as transações entre paises eram feitas com pagamento em ouro e para os mercantilistas um pais só seria rico se tivesse mais ouro em seu poder do que os outros países. Os fisiocratas acreditavam que o unico meio de gerar riqueza em um pais era através da agricultura, segundo esta escola de pensamento as outras atividades nao agregavam valor, apenas transformavam uma mercadoria (materia-prima) em outra (bens finais) enquanto que a agricultura gerava novos produtos sem necessitar de matéria prima.
2. Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais idéias?
Resposta: Adam Smith - Que defendia a desregularão. O estado deveria ser restritas a tres funções principais, quais sejam:
1) Defesa da Nação.
2) Garantir Justiça e Segurança.
3) Desenvolver certas obras sociais necessárias que a iniciativa privada não pudesse desenvolver.
Principais Idéias: Trabalho humano como principal causa da riqueza das nações, livre iniciativa do mercado (laissez faire), especialização do trabalho como instrumento de aumento da produtividade, Teoria do bem estar econômico, segundo a qual o mercado operando livremente sem a intervenção do estado, se ajustaria automaticamente como que conduzido por uma "Mão Invisível", na obtenção do máximo bem estar econômico.
3. O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?
Resposta: "Um pais tem vantagens comparativas na produção sede um bem se o custo de oportunidade da produção do bem em termos de outros é mais baixos que em outros países" Exemplo. Imaginemos dois produtos: carne e computadores. Imaginemos agora dois países: Brasil e Japão. Se não há comércio entre estes dois países os japoneses precisarão fabricar computadores e criar gado de corte para suprir as necessidades de sua população. O mesmo acontecerá com o Brasil. No entanto, para os japoneses produzirem carne é algo muito complicado pois dispõem de uma pequena área para o pasto e tens o metro quadrado mais caro do mundo, logo a sua carne custará muito caro e terá uma qualidade muito ruim dado que seu pasto é ruim e seu terreno rochoso e montanhoso. O mesmo acontece com o Brasil na produção de computadores, dado que não temos capacidade técnica e nem mão de obra especializada para tal. Porém se há comércio entre os dois países, dado que no Brasil há vasto território para a pecuária, pasto de melhor qualidade e relevo condizente, é fácil pensarmos que temos enorme vantagem na produção de carne se comparado com o Japão. E os japoneses, dado que teem know how, tecnologia de ponta e mão se obra especializada na produção de computadores é notório que eles tem vantagens sobre nós no quesito computadores.
4. Qual a principal diferença entre a lei de Say e o principio keynesiano da demanda efetiva?
Resposta: Say (1768-1832), com a Lei de Say em que a oferta cria sua própria demanda, pois a dinâmica econômica se dá sob a ordem da produção: tudo que for produzido gerará uma demanda suficiente para absorver estes produtos. A aceleração da produção irá dinamizar o processo de troca. Ao gerar mais produtos emprega mais pessoas, aumentando o nível e renda da população e com isto o consumo aumenta (ciclo virtuoso do processo
...