Problemas com O Rancho
Pesquisas Acadêmicas: Problemas com O Rancho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paula_vine12 • 11/5/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.151 Palavras (5 Páginas) • 264 Visualizações
INTRODUÇÃO
A empresa selecionada pelo grupo foi à empresa O Rancho, localizada na cidade de Itapetinga no estado da Bahia com mais de 10 anos no ramo agropecuário. A organização é especializada em produtos veterinários e agropecuários e depõem de 12 colaboradores com cargos específicos entre gestor, secretário, motorista, zelador e atendentes. Dentro da empresa também se encontra um correspondente bancário visando à comodidade dos clientes que freqüenta o estabelecimento com questões relacionadas á bancos. O Rancho conta com um setor diferenciado pelo fato de ter um veterinário fixo na empresa, já que a organização é voltada para um atendimento especifico com animais e fazenda, gerando assim um excelente atendimento no que o cliente necessita.
Relator dos problemas identificados
É possível relatar através de uma entrevista prévia com um colaborador que a empresa O Rancho não possui um setor específico na gestão de pessoas, esta função é desempenhada por um gerente que não tem especialização e nem experiência na área de recursos humanos e nem na função na qual exerce hoje, interferindo no clima da organização onde os colaboradores não sentem prazer em fazer o seu trabalho, desempenhando-os somente para fins financeiros. Em uma organização que trabalha com logística, a comunicação é “o processo pelo qual as informações são transmitidas ou entendidas por duas ou mais pessoa, geralmente com a intenção de motivar ou influenciar o comportamento.” (DAFT, 205 P.425). A comunicação é de fundamental importância para o bom relacionamento com os colegas e cliente, mas em uma empresa onde o gestor é despreparado no seu papel a comunicação se torna mais difícil.
Na empresa não há comunicação nem formal e nem informal, a mesma, não possui nem um mural informativo e por falta dessa comunicação a insatisfação é evidente, o clima é ruim e o colaborador não consegue ter motivação para desempenhar com excelência o seu trabalho, gerando conflitos de grandes proporções. Uma organização que trabalha com vendas seja ela direta ou indireta, a excelência no atendimento é o carro chefe da mesma, porém, é possível identificar no Rancho várias falhas na maneira de como os supervisores coordenam os seus colaboradores. Com a observação na instituição citada foi possível uma analise crítica mais detalhada dos problemas.
Análise crítica de todos os problemas identificados
O significado do trabalho vai alem da remuneração, segundo Codo, analisa que “trabalho é uma relação de dupla transformação entre o homem e a natureza geradora de significados.” (2006 P.80, grifo nosso) a partir desse conhecimento é papel do RH buscar dentro das organizações mediar os conflitos, zelar pela saúde mental, exercer uma boa comunicação e garantir um clima organizacional favorável a todos.
O clima organizacional refere-se á forma como o ambiente organizacional é percebido e interpretado pelos empregados, o que permite compreender que essa percepção não apenas individual, e sim, uma percepção compartilhada entre os colaboradores. (Tamayo, 2004 p. 8)
O clima organizacional é o indicador do grau de satisfação dos membros de uma empresa. A organização onde o clima é péssimo e a gestão mal gerenciada ficam claro que os colaboradores não têm motivação e demonstra casos de desinteresse, apatia, insatisfação, depressão, sofrimento e estresse. A estrutura organizacional inadequada pode desencadear vários fatores desfavoráveis tanto para empresa quanto para o empregado. Quando o clima é favorável propicia relação de satisfação, animação, interesse e colaboração entre os empregados.
A empresa que não tem boa comunicação interna entre seus membros está mais propícia a boatos de tamanhos incalculáveis (radio pião). O sucesso de uma organização depende grande parte da qualidade do processo de comunicação dentro dela. A visão dos gestores da empresa O Rancho é limitada por ter clientes fixos e achar que os tratamentos deles para com os colaboradores não irão interferir nos lucros obtidos, fica cada vez mais evidente que os dirigentes dessa organização não têm noção do que é trabalhar e liderar um grupo de pessoas. A liderança é autocrática, o líder é centralizador (somente ele toma as decisões), um gestor que não tem uma liderança democrática incentivando a criatividade e a utilização do potencial de sua equipe poderá levar a organização a rumos incertos.
A falta de motivação é um dos fatores responsáveis de grande proporção que afeta diretamente o resultado
...