TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a economia?

Tese: Qual é a economia?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Tese  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

1.0)Objetivo:

O objetivo deste resumo é dar uma visão aos não economistas de como as coisas funcionam no mundo econômico e do que está por trás delas, em uma forma mais organizada de expor o pensamento econômico.

Vou seguir a sequência apresentada nos livros textos de economia de forma que os alunos possam, para se aprofundar, buscar na literatura especializada um apoio mais formal da Teoria Econômica.

A Abordagem Econômica

´´A economia é mais do que um método do que uma doutrina, um modo de pensar, uma técnica de pensamento que ajuda a seu possuidor a tirar (extrair) conclusões corretas´´.

John M. Keynes A Economia, tal como a Física e a Química, esta presente em nosso dia a dia. Muitos de nós, de uma forma mecânica, por repetição, deixamos que nossos impulsos e experiências passadas ditem o nosso comportamento sem que nos questionemos a respeito.

Cada decisão que tomamos, seja para comprar um bem, seja para decidir se vamos tomar um metrô ou for de carro, estudar ao invés de laser, ficar solteiro ou casar, ter filhos ou não, carrega um modo de pensar que é estudado pela Teoria Econômica. O mesmo vale para a Física, quando estuda os movimentos , tal como o de levantar uma cadeira, chutar uma bola.

Finalmente, ambas as Ciências, neste caso a Economia e Física, mais outras estudam como agimos e como somos afetados pelo reflexo das ações de todos no meio ambiente. A grande diferença é que a Economia, por tratar do comportamento humano, não é totalmente previsível.

1.1)De que trata a Economia

A Economia trata de escolhas, votos, de cada uma de nós. São pequenas decisões, tomadas para nos satisfazer e que em conjunto afetam a todos ao mesmo tempo.

Vivemos num ambiente com carência de recursos que vão destes os mais básicos, alimentação, habitação e vestuário, necessários a nossa sobrevivência imediata, até o mais sofisticados como tecnologia e conhecimento, que poderão prolongar a nossa vida e ou salvar a nossa existência terráquea.

Desde que Adão e Eva foram expulsos do paraíso o ser humano tem que lutar por sua sobrevivência. Nesse caminhar até os dias de hoje, os indivíduos foram encontrando formas de se ambientarem e contornar as restrições que se apresentaram. De um meio tribal criaram sociedades complexas com Estados, leis, divisão do trabalho, organização da produção etc. Toda essa evolução não conseguiu nos devolver ao paraíso. Este paraíso, para nós, significa a abundância, a disponibilidade total e irrestrita de bens que satisfaçam as nossas necessidades.

Malgrado todo o desenvolvimento humano a noção de escassez nos persegue. Quanto mais evoluímos mais desejamos, impondo à noção de necessidades a dimensão matemática de infinito. Isto é ilimitada.

Um teórico do comportamento do indivíduo, Masllow criou uma escala de necessidades humanas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com