Questionário História Econômica
Por: gizb • 22/4/2015 • Seminário • 427 Palavras (2 Páginas) • 428 Visualizações
Página 1 de 2
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
FCE - Faculdade de Ciências Econômicas
DERI - Departamento de Economia e Relações Internacionais
Disciplina: ECO 02257 – História Econômica Geral
Professor: Eduardo Ernesto Filippi
Questionário preparatório à 1ª avaliação [23/abril/2015] |
- Anderson, em Passagens da antiguidade ao feudalismo (1982: 164...) destaca as "características estruturais específicas do feudalismo ocidental”. Disserte a respeito de: (i) quais foram as características do feudalismo avançadas pelo autor; (ii) quais foram os distintos papéis das classes sociais sob o feudalismo; e, (iii) segundo o autor, quais foram as razões do colapso do modo de produção feudal?
- Em A pré-história da economia (1988) Bianchi nos traz uma série de autores e ideias que conformam e definem o homem enquanto um agente econômico. Disserte sobre os elementos trazidos à tona pela autora - Estado, religião, entre outros - e que se encontram na base do modo de produção capitalista.
- Segundo Dobb (A evolução do capitalismo, 1983) disserte sobre a importância das cidades (burgos) para a afirmação do modo de produção capitalista a partir da seguinte afirmação do autor: "É evidente que a fonte de acumulação de capital tem de ser buscada não dentro, mas fora desse pequeno modo de produção que os artesanatos urbanos entronizavam: nos desenvolvimentos que logo viriam perturbar a simplicidade primitiva dessas comunidades urbanas" (p. 63).
- Disserte sobre a centralidade do fator "trabalho" no texto "Formações econômicas pré-capitalistas" (Marx, 2011). Afinal, segundo o autor, por que o "trabalho livre" é tão importante ao modo de produção capitalista?
- O que Marx (O capital, 1996: cap. 24, p. 340), quer nos dizer quando afirma que “[a] estrutura econômica da sociedade capitalista proveio da estrutura econômica da sociedade feudal. A decomposição desta liberou os elementos daquela”?
- Hobsbawm, em "A era das revoluções - 1789-1848" (1997), discorre sobre uma série de revoluções ocorridas na segunda metade do século XVIII e que modificaram a face econômica e social da Europa ocidental. A partir das ideias do autor disserte sobre os fatores econômicos que conduziram à Revolução Francesa e à expansão da indústria além das ilhas britânicas.
- Sobre a revolução industrial inglesa disserte sobre a seguinte afirmação de Landes (Prometeu desacorrentado..., 2005: 65): “[o] que distinguiu a indústria britânica (...) foi uma excepcional sensibilidade e receptividade às oportunidades pecuniárias. Trata-se de um povo fascinado pela riqueza e pelo comércio, coletiva e individualmente”. Em sua resposta inclua a mudança tecnológica e social ocorrida no período.
- Hobsbawm, em "Os destruidores de máquinas" (1998: 16) escreve que "(...) o triunfo mecanização era inevitável". Segundo o autor, o que tal passagem significa?
Bom trabalho.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com