Questões de Macro I
Por: Andréa Buontempo • 29/2/2016 • Exam • 1.691 Palavras (7 Páginas) • 689 Visualizações
Página 1 de 7
Questões de Macroeconomia I – P2
- Considere a análise de oferta e demanda agregada com distintas versões da curva de oferta agregada:
- Para Keynes, se os níveis de produto estiverem em nível muito aquém da capacidade produtiva da economia (cenário da grande depressão) a curva de oferta agregada positivamente inclinada permitiria uma política de estímulo à demanda agregada sem pressões inflacionárias.
- As políticas de estímulos à demanda agregada tornam-se mais eficientes quanto mais vertical for a oferta agregada da economia.
- No modelo Clássico, a flexibilidade de preços e salários faz com que as políticas de estímulo da demanda agregada sejam ineficazes, já que a oferta agregada da economia é horizontal.
- Para Keynes, sob condições normais de economia, um aumento da demanda agregada provoca aumento do produto e do nível de preços.
- F,F,V,V
- F,F,F,V
- V,F,F,V
- V,V,F,F
- V,V,V,F
- Considere as seguintes assertivas:
- No modelo keynesiano de emprego com salário monetário fixo a curva de oferta de trabalho não exerce nenhum papel na determinação do nível de emprego.
- A oferta agregada keynesiana com salário monetário fixo é relativamente mais horizontal do que a oferta agregada com salário monetário variável.
- No modelo keynesiano com salário monetário fixo, uma política fiscal expansionista exerce efeito sobre o produto, mas não afeta o nível de preços.
- Tanto no modelo keynesiano com salário fixo quanto com salário variável a demanda agregada exerce efeito na determinação do produto.
- V,V,V,F
- V,V,F,V
- V,F,V,V
- F,F,F,F
- F,V,F,F
- Considere as seguintes assertivas:
- Uma das diferenças da demanda agregada clássica e keynesiana é que somente fatores monetários provocam um deslocamento da cura de demanda agregada na perspectiva clássica.
- Enquanto a oferta agregada clássica é vertical a curva de oferta agregada keynesiana pode ser positivamente inclinada ou horizontal.
- A oferta de trabalho no modelo keynesiano depende do salário real efetivo, enquanto no modelo clássico depende do salário real esperado.
- A diferença da inclinação da curva de demanda agregada clássica e da demanda keynesiana implica em eficácia das políticas monetária e fiscal no modelo keynesiano e na ineficiência das políticas no modelo clássico.
- V,V,F,V
- V,F,V,V
- V,V,F,F
- F,V,F,V
- F,F,V,F
- Sobre o modelo IS LM, considere as seguintes assertivas:
- Um ponto situado à direita da curva LM é um ponto de desequilíbrio e implica afirmar que há um excesso de oferta de moeda.
- Um ponto situado à direita da curva IS implica o fato de a produção exceder a demanda agregada da economia.
- Um ponto situado na curva IS mostra uma relação entre taxa de juros e PIB que ocorre no mercado monetário.
- A curva LM é positivamente inclinada pois um aumento na renda provoca um aumento na demanda por moeda que eleva a taxa de juros da economia.
- V,F,F,F
- V,F,V,F
- F,F,F,V
- F,V,F,V
- F,V,V,F
- Sobre as curvas IS e LM, analise as seguintes assertivas:
- A curva IS tende a ser mais horizontal quanto menor a elasticidade do investimento em relação à taxa de juros.
- Quando o investimento não reage as variáveis na taxa de juros a curva IS é variável.
- Quanto maior a elasticidade da demanda por moeda em relação à taxa de juros, mais horizontal tende a ser a LM.
- Se a demanda por moeda for completamente insensível à taxa de juros, a curva LM é vertical.
- V,V,F,F
- V,F,V,V
- F,V,F,V
- F,V,V,V
- F,F,V,F
- Sobre o modelo IS ML:
- Uma redução na quantidade de moeda desloca a curva LM para a esquerda e eleva o PIB e a taxa de juros.
- Se ocorrer um aumento de $100 no gasto do governo combinado com um aumento simultâneo de $100 nos impostos a curva IS não se desloca.
- Considere um aumento dos gastos do governo combinado com uma expansão monetária com deslocamento idêntico das curvas IS e LM. O resultado final da política é um aumento do PIB com manutenção da taxa de juros.
- Um aumento de $500 no investimento autônomo irá provocar um aumento do PIB inferior a $500 em uma economia para qualquer valor de propensão marginal a consumir.
Avalie quais assertivas são V ou F e selecione a alternativa correta.
- V,V,F,V
- V,V,V,F
- F,F,F,V
- F,F,V,F
- F,F,V,V
- Mostre graficamente o que ocorre na economia de um país quando o governo reduz os gastos. Utilize o modelo IS-LM de forma conjunta com o modelo de oferta e demanda agregada.
OBS: Sua resposta deve contemplar os gráficos com todos os movimentos devidamente identificados com números. Considere a oferta agregada em um senário de preços flexíveis com salário fixo. Como complemento da resposta, inclua a explicação dos movimentos.
Questões de Macroeconomia I – P1
- Sobre o modelo keynesiano, analise as seguintes assertivas e escolha a alternativa correta:
- Se D.A > Y, então Ir > I
- Se S + T > I + G, pode –se afirmar que o produto excede a demanda agregada.
- Se T > 0, então Yd < Y
- I e II estão corretos
- Apenas I está correto
- Apenas II está correto
- Apenas II e III estão corretos
- I, II e III estão corretos
- Sobre os modelos clássico e keynesiano, considere as seguintes assertivas:
- No modelo clássico, a determinação do produto se dá pela oferta agregada enquanto que no modelo keynesiano a determinação do produto depende da demanda agregada.
- Tanto no modelo clássico quanto no keynesiano, um aumento dos gastos do governo gera um aumento na renda de equilíbrio.
- O modelo keynesiano justifica a intervenção do governo na economia, enquanto o modelo clássico mostra que a intervenção não estimula a produto de equilíbrio.
- I e II estão corretos
- Apenas I está correto
- Apenas II está correto
- I, II, III estão corretos
- I e III estão corretos
- Sob o modelo clássico, considere as assertivas:
- Um aumento na demanda agregada provoca uma elevação no nível de preços e no produto.
- Suponha que um país tenha uma redução da população. Dois possíveis impactos da redução da população são: aumento do salário real e aumento do produto.
- Melhorias na educação promovem aumento da demanda por trabalho, com consequente elevação do salário real, e aumentam o produto com o deslocamento da curva de oferta agregada econômica para a direita. Além disso, observa-se queda no nível geral de preços.
- Um país que apresenta uma elevada taxa de crescimento populacional tem, no mercado de trabalho, um deslocamento da oferta de trabalho. O deslocamento provoca aumento nos salários reais e queda no produto de equilíbrio.
- F,V,V,V
- F,F,V,F
- V,F,F,V
- V,F,V,F
- V,V,F,V
- Sob o modelo clássico, um aumento exógeno na velocidade da moeda, considerando a versão fisheriana da equação quantitativa da moeda, provoca:
- Aumento do produto
- Aumento do nível de emprego
- Aumento no nível de preços
- Deslocamento da oferta agregada para a direita, já que o aumento na velocidade da moeda é exógeno.
Avalie quais assertivas são V ou F e selecione a alternativa correta.
- V,F,F,F
- V,F,V,F
- F,V,V,V
- F,F,V,F
- F,V,V,F
- Sobre o modelo keynesiano, analise as seguintes assertivas.
- Um aumento de $10 no investimento em uma economia que tem propensão marginal a poupar de 0.2 tem o mesmo efeito sobre a renda de equilíbrio que um aumento de $25 no gasto do governo em uma economia com propensão marginal a poupar de 0.5.
- Um aumento de $10 no gasto do governo tem efeito maior sobre a renda de equilíbrio do que uma redução de $10 nos impostos.
- Quanto maior a propensão marginal a poupar, maior o efeito de um aumento dos gastos do governo sobre a renda de equilíbrio.
- Um aumento de $100 no gasto do governo tem o mesmo efeito de um aumento de $40 nos investimentos combinado com uma redução de impostos de $75, considerando que a propensão marginal a poupar é de 0.2 nos dois casos.
- V,V,F,V
- V,V,V,V
- V,V,F,F
- F,F,V,F
- F,F,F,V
- Considere as seguintes assertivas:
- No modelo clássico, a demanda por fundos de empréstimos apresenta uma relação diretamente proporcional com a taxa de juros, ou seja, quando a taxa de juros cai, a demanda também diminui.
- No modelo clássico, o aumento dos gastos do governo financiado pela venda de títulos ao público eleva a taxa de juros, desestimulando os dispêndios privados e estimulando a poupança em detrimento do consumo. Este processo de deslocamento recebe o nome de crowding-out.
- No modelo clássico, se o orçamento do governo está em equilíbrio (G – t = 0) a demanda por fundos empréstimos é exclusivamente pelos investimentos do setor privado.
- I, II e III estão corretos
- Apenas I está correto
- Apenas II está correto
- Apenas III está correto
- II e III estão corretos
- Considere as seguintes assertivas sobre a função consumo e a função poupança do modelo keynesiano:
- A soma da propensão marginal a consumir coma propensa marginal a poupar é sempre igual a 1.
- Quando a renda é igual a zero, o consumo também é igual a zero
- O consumo autônomo determina a inclinação da função consumo.
- No modelo keynesiano o consumo aumenta de acordo com a renda disponível, mas o aumento do consumo é proporcionalmente menor que o aumento da renda disponível, ou seja, 0 < b < 1.
- V,V,V,F
- V,V,F,V
- V,F,F,V
- F,F,F,F
- F,F,F,V
- No modelo keynesiano:
- Os gastos do governo (G) não dependem do nível de renda.
- Tento a propensão marginal a poupar quanto a propensão marginal a consumir tem valor situado no intervalo entre 0 e 1.
- A poupança (S) é dependente do nível de renda.
- Quando o valor dos vazamentos é superior ao das injeções, ocorre uma redução nos estoques na economia.
Avalie quais são V ou F e selecione a alternativa correta.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com