TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RE: FUNÇÃO REFERENCIAL

Seminário: RE: FUNÇÃO REFERENCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Seminário  •  2.088 Palavras (9 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 9

A parte da edificação destinada a receber seu peso, transferindo-o para o solo e resistindo às reações do mesmo, sem que os esforços produzidos pelo peso da edificação cause roturas no terreno, recebe o nome de fundação.

É a primeira parte da edificação a ser construída; a que fica em contato direto com o solo.

É como que o pé da edificação e deve estar compatível com o tipo de solo sobre o qual se apoiará.

Seu tipo, dimensões e forma dependem da carga (peso atuante) e do tipo de solo (resistência).

As fundações classificam-se em diretas (superficiais ou rasas)e indiretas (profundas).

Fundações Diretas

São aquelas em que as cargas são transmitidas para o terreno através do prolongamento do pilar abaixo do nível do solo com um alargamento em sua base.

Elas podem ser executadas por intermédio de sapatas corridas, sapatas isoladas, blocos, radier ou artificial.

Sapatas

A sapata é uma fundação direta, geralmente de concreto armado, com a forma aproximada de uma placa sobre a qual se apóiam colunas, pilares ou mesmo paredes.Ela pode ser corrida ou isolada.

Sapata corrida: Executadas em terreno de grande resistência, para pequenas construções, abaixo e ao longo das paredes com função estrutural. Tornam-se econômicas quanto às fôrmas, são contínuas ou até desnecessárias, concretando-se diretamente nas cavas.

Se o terreno for inclinado, as sapatas não poderão seguir a inclinação do terreno, deverão ser escalonadas em degraus, em nível, para que as cargas sejam transmitidas sempre para o plano horizontal.

Sapata isolada: Usadas também em terrenos que apresentam uma boa taxa de trabalho e quando a carga a ser distribuída é relativamente pequena. Em geral são feitas em forma de tronco de pirâmide e amarradas umas às outras através de cintas ou vigas baldrame.

Embaixo de toda sapata deverá, sempre, ser colocada uma camada de concreto magro (farofa). É um concreto bem seco, sem função estrutural, que tem a finalidade de isolar o fundo da sapata para que o solo não absorva a água do concreto da fundação.

Blocos

O bloco é uma fundação direta, geralmente de concreto ciclópico; é como que uma sapata com grande espessura, formando assim um maciço que dispensa armadura no concreto.

Radier

É um processo que tem sido aplicado em construções de casas populares sobre terrenos de pouca firmeza, quando a camada fraca de solo é muito profunda. É como se fosse uma laje, construída sob toda a extensão da obra, no chão.

A ferragem usada no radier será sempre igual à de uma laje, na bitola mínima de 3/8, armada em cruz na parte inferior como na superior, distribuindo a carga por toda a superfície.

Artificial

Consiste apenas em uma modificação das condições naturais do terreno, de modo que melhore sua resistência, apoiando-se depois uma sapata ou um bloco sobre o mesmo.

Feita a cava destinada à fundação, podemos adensar o fundo, de modo que fique mais resistente:

Apiloando o fundo: Quando se soca o fundo da cava para que a terra fique mais firme;

Cravando pedras: Quando pedras são socadas com firmeza para garantir uma constituição melhor da cava que reterá o bloco ou a sapata da fundação;

Cravando pequenas estacas: Cravando estacas curtas de concreto quando o terreno está mais fraco;

Fazendo um colchão de areia: Socando areia dentro do buraco de forma a envolver a sapata ou bloco.

Fundações Indiretas

Se o terreno firme está a grande profundidade, a mais de 6 metros de fundo, não sendo econômico fazer a escavação até encontrá-lo, pode ser indicado o uso de estacas, ou seja, de fundações indiretas ou profundas.

Indicam-se as estacas quando as cargas a suportar pelo terreno são grandes, o terreno é pouco resistente na superfície ou resistente a grande profundidade.

Uma grande edificação está firmemente estaqueada. As estacas podem ser de madeira, concreto pré-moldado, aço ou moldadas “in loco”.

Estacas de Madeira

As estacas de madeira, empregadas como fundação indireta, são de madeira dura e resistente à ação do tempo. Em geral são troncos de árvore, redondos, lisos, descascados e retos. Devem ser tratadas antes de enterrá-las no solo com imunizadores contra insetos e fungos.

O enterramento das estacas é feito com um equipamento chamado bate-estaca, que suspende um peso (o maço) e o deixa cair sobre a cabeça da estaca, enterrando-a um pouco em cada batida.

Estaca de Concreto Pré-Moldado

As estacas de concreto pré-moldado são fabricadas previamente e transportadas prontas para o local de enterramento. Quando forem usadas já estarão com o concreto perfeitamente curado. São mais resistentes e duráveis que as estacas de madeira.

Estacas de Aço

As estacas de aço são tubos de aço ou ferro fundido com ponta roncada e são enterradas não por percussão de um maço, mas por rotação.

Estacas Moldadas “In Loco”

As estacas moldadas “in loco” são estacas de concreto moldadas na obra.Elas podem ser:

Strauss: É um tipo confeccionado no próprio local onde será empregada.

O método consiste em enterrar um tubo de aço no solo com um pequeno bate-estaca. Enterrado o tubo, este vai sendo retirado ao mesmo tempo em que se vai enchendo o orifício com concreto, o qual é batido com um pilão para melhor adensamento.

Com camisa tipo Strauss: Executadas com tubo de revestimento que contém, num fundo falso, um balde-sonda e água dentro do tubo. À medida que a água vai penetrando no solo e se transformando em lama, esta enche o balde que vai retirando o material e formando o furo para a penetração do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com