Relaxa com política e economia
Seminário: Relaxa com política e economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: raayaamello • 18/3/2014 • Seminário • 408 Palavras (2 Páginas) • 221 Visualizações
Chico Buarque - Vai passar
-Relações com a Política e a Economia:
A música Chico Buarque tem uma espécie de entrosamento com o nosso contexto político e econômico. Ela se relaciona com esses temas no momento em que aborda um cunho social no Brasil e com essa música, os compositores tinham a intenção de retratar aos ouvintes as mudanças na qual o país passava na época da composição desta letra, pois estávamos no fim da Ditadura Militar.
Como um músico bastante inteligente, Chico Buarque tinha o objetivo de fazer as pessoas entenderem as transformações da música popular no Brasil após 1964(início da ditadura), destacando tanto o período da ditadura militar (até 1985), quanto o período posterior, marcado pela redemocratização do país.
A letra de sua música lançada em 1984 faz muitas relações entre política e sociedade. Ela chama a atenção para lamentáveis acontecimentos ocorridos na nossa sociedade. Corrupção, escravidão, ditaduras, torturas e outros problemas da época. A música retrata a história dos negros, oprimidos, que aproveitaram do carnaval brasileiro como um momento de expressão da liberdade conquistada depois de anos de sofrimento e também a sociedade brasileira do período da ditadura. Se explicada passo a passo, nota-se que no trecho ao lado: “No tempo, página infeliz da nossa história / passagem desbotada da memória / das nossas novas gerações”, as páginas infelizes da história brasileira seria o episódio vergonhoso para o Brasil, de ter sido o último país independente no continente americano a abolir a escravidão, e que muitas pessoas esqueceram tal fato, porém ainda deixa marcas em nossa sociedade até os dias atuais. Em outro trecho da música, Chico diz que o Brasil "paga o preço" de uma dívida antiga de Portugueses e Ingleses, e nossa população parecia não perceber estar sendo subtraída mesmo que indiretamente.
Em toda essa "história musical", o que mais se sobressai, é a história dos negros que eram escravizados. E logo ao fim dessa escravidão, esses negros teriam de sobreviver de alguma forma no Rio de Janeiro, e assim sendo iniciaram o processo de construção de favelas, e a forma de manifestação cultural dessas pessoas era o samba, pois os brancos não cultivavam desse mesmo gosto musical deles. O Carnaval foi uma válvula de escape para os brasileiros se esquecerem por um momento do sofrimento que os castigava durante o ano inteiro. Eram dias de alegria e muita diversão que ninguém podia tirar.
...