Representação da estrutura organizacional da empresa, que trabalha com a produção e venda de corda
Relatório de pesquisa: Representação da estrutura organizacional da empresa, que trabalha com a produção e venda de corda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juhollerweger • 20/5/2014 • Relatório de pesquisa • 1.163 Palavras (5 Páginas) • 481 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 ESTRUTURA HIERÁRQUICA ORGANIZACIONAL 4
2.2 RECURSOS HUMANOS 5
2.3 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 5
2.4 PRODUÇÃO 6
2.5 MERCADO 6
2.6 FINANÇAS 7
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Atualmente, as organizações além de buscarem a opção de estrutura mais adequada às necessidades de seus processos de negócio, buscam também utilizar sistemas baseados em tecnologias de informação capazes de proporcionar uma melhor documentação, padronização e coordenação de seus processos de negócio.
O presente trabalho tem por objetivo apresentar a estrutura organizacional de uma empresa que trabalha com a fabricação e comercialização de cordas. A empresa conta com um quadro de 45 funcionários, onde em sua organização presume-se possuir algumas falhas, que no desenvolvimento do trabalho serão apresentadas.
2 DESENVOLVIMENTO
A empresa escolhida para a elaboração do trabalho é a Fiação Cordel, que atualmente trabalha fabricando cordas, e comercializando seus produtos. A empresa situa-se na cidade de Mafra/ SC, e já atua no mercado há 30 anos.
A empresa possui um esquema organizacional que em algumas situações torna-se um tanto confuso, mas ao que o administrador expõe torna-se mais pratica quando trata-se do nível operacional.
2.1 ESTRUTURA HIERÁRQUICA ORGANIZACIONAL
MINTZBERG (1983) define estrutura como a soma total de meios pelos quais o trabalho é dividido em tarefas distintas e como é realizada a coordenação entre elas.
O nível operacional é onde realiza-se o trabalho de produção, onde estão os operadores de máquinas, manutenção, e os que estão ligados ao suporte direto a produção. Habitualmente a coordenação neste setor é por meio da padronização. E na empresa estudada enquadram-se neste nível os funcionários que trabalham na produção das cordas, desde os que operam as máquinas aos que embalam para entrega ao cliente final.
O nível Intermediário é composto pelos níveis hierárquicos que ficam entre o nível institucional e o nível operacional, diante do crescimento das empresas é que surgiu este nível, que possui a função de coordenar o trabalho do nível operacional. Indo desde a supervisão direta a relações de contato com outros administradores, analistas e pessoal de suporte da organização até a formulação de estratégias para suas unidades. Em geral, a coordenação deste nível é o mútuo ajuste, e entre este nível e o nível operacional é a supervisão direta.
O nível operacional é que está encarregado de assegurar que a empresa realiza sua missão de uma forma efetiva, e atende as necessidades daqueles que controlam ou tem poder sobre a empresa. Neste nível estão os Presidentes de empresas, comitês executivos, administradores, outros que estão ligados diretamente com estes, como secretárias e assistentes. Este nível possui três funções, realizar supervisão direta alocando recursos, resolvendo conflitos, tomando decisões, estabelecendo a organização, monitorando, motivando e recompensando os empregados, administrar as fronteiras organizacionais e suas relações com o meio ambiente e desenvolver estratégias organizacionais.
2.2 RECURSOS HUMANOS
Na empresa são quatro funcionários responsáveis pela área de recursos humanos, eles são responsáveis pela contratação de funcionários, controle de turnos, treinamento, alteração de horários.
A cada semana são feitas reuniões com os funcionários do nível operacional para repassarem novas escalas.
Na contratação de funcionários fazem uma entrevista com interessados e seleção para as vagas.
2.3 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
A empresa possui cinco departamentos, o Departamento Pessoal, Departamento Contábil, Departamento de Vendas, Departamento de Produção, e a Diretoria.
Os responsáveis pelo Departamento Pessoal possuem as atribuições já citadas anteriormente.
O Departamento Contábil é responsável pela fiscalização das notas emitidas pela empresa aos seus clientes e fornecedores, semanalmente apresentam relatórios aos diretores e ainda cuidam dos registros contábeis de qualquer movimentação financeira efetuada pela empresa ou representantes.
O Departamento de Vendas é responsável pela efetivação das vendas, contatos com clientes, com fornecedores. Fazem relatórios para cálculos de preço das mercadorias. É neste setor que encontram-se algumas falhas, afinal atuam interferindo em algumas tarefas do setor contábil, e do setor Administrativo (Diretoria), onde segundo relatos dos próprios funcionários do setor acabam surgindo conflitos após decisões já analisadas pelo setor administrativo.
O Departamento de Produção é o responsável pela mão de obra, é neste setor que está a fabricação do produto (corda), como na empresa apresentam-se diferentes tamanhos e modelos do produto, o setor acaba sendo divido para a produção. A manutenção das máquinas, a embalagem, a separação e o carregamento da mercadoria concentram-se neste setor.
A Diretoria é composta pelos dois sócios
...