Resenha Filme "Tempos Modernos"
Por: leoliv • 9/6/2021 • Resenha • 937 Palavras (4 Páginas) • 257 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESC DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS CURSO- BACHARELADO EM ECONOMIA EVOLUÇÃO DO CAPITALISMO– Prof. AURELIO FARIAS DE MACEDO DISCENTE – LEONARDO NASCIMENTO OLIVEIRA. Matrícula 202021807 DATA: 13/05/2021
RESENHA DO FILME TEMPOS MODERNOS
O filme “Tempos Modernos” é um filme de 1936 escrito, dirigido e atuado por Charlie Chaplin, o filme de modo cômico mostra como era o mundo pós a grande crise de 1929 e faz referências a revolução industrial. A figura principal do filme é Carlito, representado por Charlie Chaplin, onde ele é um operário que trabalha em uma linha de montagem apertando parafusos, em razão da quantidade excessiva de exercícios repetitivos. Não só Carlitos, como muitos outros operários viviam a exploração dentro das fábricas devido à busca do lucro pelos proprietários. Na realização de sempre a mesma atividade, Carlitos teve um colapso nervoso, não conseguindo mais parar de fazer os movimentos que fazia muito rapidamente dentro da fábrica, sendo levado a um hospital.
Após sair do hospital, o personagem principal acaba indo para a prisão, na prisão, acaba atrapalhando a fuga de outros presos, e é recompensado com sua soltura, fora da cadeia ele tenta achar outro emprego nas fábricas de forma frustrada, então ele tenta de todas as maneiras voltar para a prisão, pois lá ele viveria de maneira mais decente, e acaba por conseguir retornar a prisão.
Novamente ele foi liberado, e reencontrou uma mulher, que já tinha visto antes, esperando por ele, a jovem consegue, então, emprego em um café com dançarina e arruma outro para Carlitos, os dois são um sucesso, principalmente Carlitos que, durante uma improvisação de uma música, arranca milhares de aplausos dos presentes ao café. Para estragar a festa, no entanto, surge novamente a polícia, desta vez com uma caderneta com os dados da moça e uma ordem para prender a jovem num orfanato. Carlitos e moça fogem e terão de começar tudo novamente...
Tal qual, o livro Evolução do Capitalismo, de Dobb, o filme Tempos Modernos exemplifica como era as relações de trabalho do modo de produção capitalista, onde era visado apenas a produção, de maneira acelerada, e o lucro. O trabalhar trabalhava incansavelmente, de modo repetitivo, um trabalho alienado para dar lucro ao proprietário da fábrica.
...