Resenha do documentario worldcom
Por: tatiblz • 12/3/2018 • Resenha • 463 Palavras (2 Páginas) • 451 Visualizações
A WorldCom uma grande empresa do mercado de telecomunicações, que foi criada em 1983 como LLDS com um pequeno capital de R$650.000 e com pouco tempo acumulou R$1,5 milhões em débitos mesmo não tendo uma experiência. A empresa foi administrada por Bernard J. Ebbers , um dos investidores, que conseguiu em menos de um ano tornar a empresa lucrativa.
A empresa exercia um papel estratégico no mercado, começando com aquisição de pequenas empresas, aumentando sua área de serviços ate atingir o mercado internacional. Em 1989 já era uma empresa, e tornou-se a quarta maior operadora de longa distância dos Estados Unidos devido a fusão com a Advantage Companies , mudando seu nome para WorldCom.
A indústria de telecomunicações cresceu rapidamente se tornando muito competitiva querendo obter mais espaço no mercado. A WorldCom não ficou fora dessa, ela aumentou o seu espeço de atuação adquirindo mais empresas que a torna-se mais forte, transformando em uma companhia de telecomunicações completa que lhe dava vantagem sobre as outras.
Mas a sede de crescer fez com que o plano estratégico de direção se perdesse, pois expandir os negócios não era apenas adquirir mais fusões. Essa alta de direção fez com que a companhia entrasse em deriva.
Com as diversas aquisições da WorldCom ela perdeu o controle total, pois foi criado um setor em casa lugar em que não havia comunicação, interação multiprofissional e cada setor ditava sua regra, seu estilo e sua gerência. Uma gestão irresponsável, a distância, onde era visível que não havia uma política, não havia um gerenciamento padrão
Os altos cargos não aceitavam sugestões, questionamentos, os empregados não tinham como expressar suas preocupações e desconheciam a existência de uma auditoria interna.
A WorldCom tem um objetivo totalmente diferente como citado na frase usada por Ebbers. “Nosso objetivo não é conseguir participação de mercado ou ser global. Nosso objetivo é ser a ação número em um Wall Street”. É uma estratégia sem gestão de todas operações diariamente, sem observar as novas integrações detalhadamente tendo um olhar mais critico.
O declínio no valor das ações e altos custos de operação por conta de baixos lucros, e além de tudo não estarem respondendo as expectativas e resolveram manipular a contabilidade para assim atingir as metas da empresa e aumentar os rendimentos , então reduziram a reserva de capital da empresa para cobrir dividas e obrigações, colocando o valor em uma linha de rendimentos na declaração financeira da empresa.
No final de 2001 e inicio de 2002 a verdadeira situação dos balanços da WorldCom foi revelada para o mercado financeiro e governo dos Estados Unidos impactando a todos, pois as fraudes foram descobertas atrás de algumas pistas que foram entregues para a auditoria interna sendo encontradas variais irregularidades em função aos números de resultados devidos as diminuições dos lucros.
...