Respostas às questões sobre economia
Ensaio: Respostas às questões sobre economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Morganinha • 11/11/2014 • Ensaio • 700 Palavras (3 Páginas) • 282 Visualizações
QUESTÃO 1 (Valor: 1,5)
Emprego e crescimento econômico são variáveis macroeconômicas bastante independentes e, sem dúvida, interferem decisivamente nas decisões eleitorais. O texto revela um cenário de reduzida taxa de desemprego aliada a baixos níveis de crescimento econômico. Como esta combinação pode provocar pressão inflacionária caso o governo deseje estimular um maior crescimento do PIB? Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.
Emprego e Economia estão aliados um ao outro, pois o emprego refere-se a mão-de-obra como fator de produção dentro de um sistema econômico. Quando o país apresenta níveis de produção e emprego menores, produz menos, chamamos recessão (contrário de crescimento econômico). Se a produção brasileira não cresce, consequentemente não oferta bons produtos à bom preço, fazendo com que a produtividade não cresça.
Em virtude disso, ou compramos no exterior (déficit externo) ou temos a inflação. E o resultado disso é o não crescimento do PIB.
QUESTÃO 2 (Valor: 1,5)
O texto sugere que os preços de energia e combustíveis estariam “segurados artificialmente”. Explique o princípio de formação do preço de equilíbrio em um mercado de concorrência perfeita e conclua se o processo mencionado no texto condiz com esta teoria. Utilize um mínimo de 6 e Máximo de 10 linhas na sua resposta.
A concorrência perfeita seria o ambiente no qual os preços representariam o justo equilíbrio entre as necessidades do comerciante ou produtor e as possibilidades que o comprador entende como adequadas. O cenário da concorrência perfeita é aquele em que, no universo de produtores e consumidores, o preço dos bens oferecidos pelos produtores para o mercado é um só, de forma que os consumidores em geral não se importariam se estariam comprando os produtos de fulano ou sicrano: a qualidade dos produtos e o preço praticado seriam equivalentes, em todos os ângulos. O que se observa é que o governo controla os preços estratégicos da economia (como o petróleo, energia elétrica), consequentemente aumentando os custos da produção das empresas, gerando aumentos de preços no produto final, elevando a inflação.
QUESTÃO 3 (Valor: 1,5)
O texto admite uma expectativa de inflação elevada em 2015 por conta do ajuste do governo nessas tarifas de energia e combustíveis. Explique a diferença entre inflação de demanda e inflação de custos e indique qual das duas deverá ser estimulada neste contexto. Utilize um mínimo de 6 e Máximo de 10 linhas na sua resposta.
Na Inflação de demanda há excesso de procura por bens e serviços sobre uma dada oferta, o que provoca aumento dos preços destes, enquanto a inflação de custos tem origem na elevação dos custos de produção, que são repassados para os preços das mercadorias (esses insumos podem aumentar por monopolização do mercado, pela desvalorização da taxa de cambio, elevando o preço dos produtos importados, pelo aumento do preço do trabalho/salário etc.). Um aumento na demanda por bens e serviços gera crescimento, logo, aumentos ou reduções na demanda por bens e serviços estariam por trás de aumentos e declínios
...