Sobre o conceito de moeda
Ensaio: Sobre o conceito de moeda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Deora • 21/9/2013 • Ensaio • 737 Palavras (3 Páginas) • 796 Visualizações
1) Sobre o conceito de moeda:
a) Defina moeda e suas funções: é um instrumento ou objetivo que é aceito pela coletividade para intermediar as transações econômicas, para pagamentos dos bens, serviços e fatores de produção.
b) Defina moeda fiduciária e moeda lastreada: a moeda passou a ser emitida em papel e lastreada com ouro, mas sendo esse um metal com reservas limitadas, em 1920 o padrão ouro foi abandonado e o padrão da moeda passou a ser livre, assim a mesma passa a ser aceita por força de lei, ou seja moeda fiduciária.1) Sobre o conceito de moeda:
a) Defina moeda e suas funções: é um instrumento ou objetivo que é aceito pela coletividade para intermediar as transações econômicas, para pagamentos dos bens, serviços e fatores de produção.
b) Defina moeda fiduciária e moeda lastreada: a moeda passou a ser emitida em papel e lastreada com ouro, mas sendo esse um metal com reservas limitadas, em 1920 o padrão ouro foi abandonado e o padrão da moeda passou a ser livre, assim a mesma passa a ser aceita por força de lei, ou seja moeda fiduciária.
2) Com relação aos meios de pagamentos:
a) Conceitue meios de pagamentos: constituem o total de moeda á disposição do setor privado não bancário, de liquidez imediata, ou seja, que pode ser utilizada imediatamente para efetuar transações. A liquidez da moeda é a capacidade que ela tem de ser um ativo prontamente disponível e aceito para as mais diversas transações.
b) Defina M1,M2,M3 e M4: os meios de pagamentos que não rendem juros são M1,
c) O que vem a ser monetização e desmonetização? Qual a relação desses conceitos com a taxa de inflação: a desmonetização ocorre quando diminui a quantidade de moeda sobre o total de ativos financeiros, em decorrência do fato de as pessoas procuram defender-se da inflação com aplicações financeiras que rendem juros. A monetização é o inverso, com a inflação baixa as pessoas mantém mais moeda que não rendem juros em relação aos demais ativos financeiras.
d) De dois exemplos de criação e dois exemplos de destruição de meios de pagamentos: uma pessoa faz um saque em seu banco a prazo, uma empresa desconta uma duplicata em um banco ( criação), uma pessoa faz um depósito em sua cardeneta de poupança, um banco vende títulos governamentais ao público ( destruição ).
e) O saque de um cheque representa criação ou destruição de meios de pagamentos: não á criação e nem destruição de pagamentos, pois só houve uma transferência de depósitos.
3) Sobre a oferta e demanda de moeda:
a) Quais as funções do Banco Central? Quais os instrumentos de que dispõe para operar a política monetária: compete ao banco central cumprir e fazer cumprir as disposições que lhe são atribuídas pela legislação em vigor e as normas expedidas pelo Conselho Monetário Nacional. Suas funções são ocorrer o fluxo de caixa dos outros bancos, tanto por insuficiência ou por excesso.
b) O que são reservas ou depósitos compulsórios? Qual o efeito de um aumento da taxa de reservas compulsórias sobre a oferta de moeda: os bancos comerciais além de possuírem um encaixes técnicos são obrigados a depositar no Banco Central
...