Torno
Projeto de pesquisa: Torno. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ronypires07 • 5/9/2014 • Projeto de pesquisa • 1.708 Palavras (7 Páginas) • 428 Visualizações
Resposta da pergunta 1:
1- INTRODUÇÃO
Os processos de fabricação que envolve mudança de forma podem ser classificados em duas categorias: fabricação com remoção de material e fabricação sem remoção de material. Enquanto a segunda categoria é composta por processos de fabricação como soldagem, conformação e fundição, a primeira categoria é composta basicamente pelos processos de usinagem.
A grande utilização dos processos de usinagem se deve principalmente à variedade de geometrias possíveis de ser usinadas, com alto grau de precisão dimensional e acabamento superficial, e ao fato de não haver alteração nas propriedades do material. Estas características fazem com que, na grande maioria dos casos, os processos de usinagem não possam ser substituídos por nenhum outro processo de fabricação, sendo muitas vezes usados com o intuito de prover uma melhora do acabamento superficial ou tolerância dimensional do produto manufaturado por outros processos.
Apesar das vantagens da usinagem, esta possui desvantagens em relação a outros processos de fabricação como, por exemplo, a baixa velocidade de produção quando comparada a estes. Esta desvantagem faz com que qualquer aprimoramento no sentido de aumentar a produção de um processo de usinagem represente um ganho significativo. A segunda desvantagem dos processos de usinagem diz respeito aos altos custos envolvidos. Estes custos se devem ao uso de maquinário e ferramental caro e à necessidade de mão de obra especializada. O nível de conhecimento requerido na programação e operação nas modernas máquinas de comando numérico faz necessários operadores com certo grau de especialização. Além disso, grande parte da matéria prima usada nestes processos é transformada em resíduo.
Usinagem é um termo que abrange processos de fabricação por geração de superfícies por meio de remoção de material, conferindo dimensão e forma à peça. Uma definição bastante ampla do termo “usinagem” foi apresentada por Ferrarese, que diz que “como operações de usinagem entendemos aquelas que, ao conferir à peça a forma, ou as dimensões ou o acabamento, ou qualquer combinação destes três itens, produzem cavaco”.
As operações de usinagem dividem-se em processos de usinagem convencional e não convencional (jato abrasivo, plasma, laser, ultrassom, eletro erosão, feixe de elétrons, etc.). Dentre os processos de usinagem convencional se destacam, devido ao uso mais amplamente difundido, o torneamento, o fresa mento e a furação.
Neste contexto se insere este trabalho, cujo principal objetivo é explanar sobre o torno mecânico, mostrando seu histórico, operações fundamentais, classificação, principais componentes, acessórios, instalação e ferramentas usadas.
2. HISTÓRICO
A máquina-ferramenta, também chamada de máquina operatriz no Brasil, é uma máquina utilizada na fabricação de peças metálicas, plásticas, etc. de revolução, por meio da movimentação mecânica de um conjunto de ferramentas. O torno mecânico é a máquina ferramenta mais antiga e dele derivaram todas as outras inventadas pelo homem. Inicialmente, os movimentos de rotação da máquina eram gerados por pedais. A ferramenta para tornear ficava na mão do operador que dava forma ao produto. Daí a importância de sua habilidade no processo de fabricação. Quando a ferramenta foi fixada à máquina, o operador ficou mais livre para trabalhar. Pode-se dizer que nesse momento nasceu a máquina-ferramenta.
Resposta da pergunta 5.
4 riscos. Físico, químico, biológico e ergonômicos
Riscos Físicos
Os riscos físicos são oriundos de agentes que atuam pôr transferência de energia sobre o
organismo. Dependendo da quantidade e da velocidade de energia transferida, causarão
maiores ou menores conseqüências para o trabalhador ou qualquer outra pessoa.
Os agentes físicos mais presentes são:
− Ruído: Qualquer sensação sonora considerada indesejável;
− Vibrações: Oscilação pôr unidade de tempo de um sistema mecânico;
− Radiações não Ionizantes: Forma de energia que se propaga no espaço como ondas
eletromagnéticas, que não possui a energia necessária para deslocar elétrons;
− Radiações Ionizantes: Forma de energia que se propaga no espaço como ondas
eletromagnéticas, possuindo energia suficiente para desprender alguns elétrons existentes
nas moléculas dos tecidos humanos;
− Iluminação: Forma de energia que pode ser natural (sol) ou artificial (outras fontes que
geram luz);
− Frio: Sensação de desconforto pôr baixa temperatura em relação ao corpo com
conseqüente redução da capacidade funcional do indivíduo;
− Umidade: Grande quantidade de partículas de água no ar;
− Calor: Situação de desconforto em função de elevada temperatura;
− Pressões Anormais: Aquelas que fogem dos padrões normais dos limites que os seres
humanos toleram.
O Ruído
O Ruído é um dos principais causadores de doença do trabalho na indústria metalúrgica e
metal-mecânica. Muito pouco tem se feito para se resolver este problema, e praticamente não
existem informações estatísticas sobre este fato. Dalmine (1993) realizou um projeto em uma
indústria
ncarregado de manusear as peças fabricadas e prepará-las para o transporte através do uso de
um sistema robotizado. Também como meta se tinha reduzir, ou até mesmo eliminar, o
trabalho manual associado com as operações e também eliminar o riscos associados, com as
mesmas.
...