Trabalho de Conclusão
Por: agnesdaltoe • 17/8/2023 • Trabalho acadêmico • 7.767 Palavras (32 Páginas) • 93 Visualizações
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL[a]
MODELAGEM DE NEGÓCIOS[b]
[pic 1]
DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL DA EMPRESA DO RAMO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO NA CIDADE DE NOVO HAMBURGO[c]
Acadêmicos: Anelise Galvão da Silva (TURMA: 82113)
Darlan Abreu de Souza (TURMA: 82113)
Fernanda Eccel (TURMA: 82113)
Lucas da Silveira Arenhardt (TURMA: 82113)
Mariana Setti (TURMA: 82113)
Professora: Luciane Soares Medeiros
Tutora: Cristiane Fernandes Grillo
Novo Hamburgo/RS
2022
SUMÁRIO
1. EMPRESA 3
1.1 Hipóteses e problemas 4
2. INSTRUMENTO DE PESQUISA 6
2.1 Método escolhido 6
2.2 Variáveis selecionadas 7
2.3 Dados da amostra e da coleta de dados 7
2.4 Limitações 8
3. RESULTADOS DA PESQUISA 9
4. ANÁLISE DE DADOS 12
4.1 Definição das áreas a serem trabalhadas 18
5. APLICAÇÃO DA FERRAMENTA 5W2H 19
6. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO 22
7. MODELAGEM DE NEGÓCIOS – REFERENCIAL TEÓRICO 23
8. MODELAGEM DE NEGÓCIOS – APLICAÇÃO PARA A EMPRESA ESTUDADA............................26
9. CONCLUSÃO...................................................................................................30
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANEXO 1 – PESQUISA COM COLABORADORES 34
ANEXO 2 – RESULTADOS DA PESQUISA COM COLABORADORES 35
ANEXO 3 – ENTREVISTA COM COLABORADOR DA EMPRESA 38
ANEXO 4 - Termo de Consentimento.......................................................39
ANEXO 5 – COMPROVANTE DE ASSINATURA ELETRÔNICA.......................40
ANEXO 6 – REGISTRO DO ENCONTRO DO GRUPO.......................................41
1. EMPRESA
A empresa objeto deste trabalho iniciou suas atividades em agosto de 1988, na cidade de Alvorada/RS, é uma empresa familiar fruto do sonho do seu fundador.
O trabalho realizado com comprometimento e dedicação rendeu frutos e fez com que ele alcançasse bons resultados. Após 2 anos, decidiu expandir seu negócio no mercado. No ano de 1991, a empresa passou a se estabelecer na cidade de Novo Hamburgo, onde continua até hoje.
Atualmente, com 36 colaboradores, o estabelecimento configura-se como uma empresa consolidada na cidade, há mais de 30 anos sendo referência no ramo de materiais de construção no Vale dos Sinos e com crescente atuação na região metropolitana, litoral e serra Gaúcha.
A empresa possui mais de 20 mil metros quadrados, distribuídos entre a loja física, depósito e pátio. Continuando em expansão a mesma já está com o projeto aprovado na prefeitura para a construção e ampliação da área do depósito que será totalmente coberto.
Está sempre buscando novidades e inovações para o ramo de materiais de construção. Desde o alicerce ao acabamento da obra, tendo como principal objetivo para fidelizar seus clientes a confiança, credibilidade, qualidade e preço dos produtos comercializados.
Como a empresa é líder em vendas na sua região e tem seu nome reconhecido no seu ramo de atuação com qualidade e credibilidade, suas vendas são de 60% via e-commerce e 40% de balcão. Tendo em vista que a loja não tem nenhum site próprio de vendas, a empresa tem apenas as redes sociais, Facebook e Instagram para fazer suas divulgações e propagandas.
Seus clientes são pessoas físicas e jurídicas da construção civil, tendo como principal cliente a construtora FunHouse Empreendimentos Imobiliários.
A empresa zela pela qualidade dos produtos oferecidos aos clientes. Da mesma forma é necessário que seus fornecedores também tenham qualidade reconhecida no mercado, tendo como seus principais fornecedores a Delta Porcelanato, Piso Forte, Wolff Madeiras, Brasilit, Votorantim Cimentos e Amanco.
Atualmente seu principal concorrente na cidade de Novo Hamburgo é a Moutinho Materiais para Construir e nas demais regiões são as lojas Leroy Merlin e a Cassol Centerlar.
Não existe nenhum fator cultural que influencie as vendas na empresa, mas existe o fator climático que em determinado momento pode alavancar as vendas, exemplo disso são tempestades, ventanias, chuvas de granizo e chuvas em excessos gerando um caos, destruições, destelhamentos e alagamentos em casas e demais locais e ocasionando a necessidade emergencial de compras de produtos de construção e assim gerando vendas na loja.
Durante a pandemia do Coronavírus em que muitos setores foram paralisados e lesados, o setor do ramo de materiais de construção foi o setor que obteve maior crescimento nas vendas. Para a empresa objeto deste trabalho não foi diferente, teve um crescimento de 15% nas vendas.
...