Trabalho de administraçao da produção
Por: Ivan Furtado • 18/8/2016 • Abstract • 853 Palavras (4 Páginas) • 246 Visualizações
Página 1 de 4
- (logo) a empresas escolhida do ramo automobilistico foi a renault, pois diferente de outras atuantes no mercado, ela prefere fabricar as peças somente no pais de origem, despachando as peças para montagem e finalização nas montadoras espalhadas pelo mundo, para assim garantir que o produto seja o mesmo vendido em todo canto do mundo. Como por exemplo, no brasil, a renault tem apenas montadoras, enquanto a Nissan que é do mesmo grupo já tem duas fabricas no interior de São Paulo.
- A Renault se caracteriza em grupo de transnacionais que ultrapassaram as fronteiras do seu país de origem, entretanto continua produzindo em central e despachando as peças para as filiais no mundo todo, afim de que sejam montadas e vendidas. No seu país de origem, a Renault possui 31 fábricas espalhadas por todo o território francês, que produz as peças e, conforme solicitado, são distribuídas para as montadoras do mundo todo.
- Fundada em 1898 por Louis Renault que no auge de seus 21 anos produziu artesanalmente na garagem da casa de seus pais, usando como base um triciclo, um carro chamado Voiturette. Tres anos depois a renault já ocupada a quarta melhor colocação no rali Paris-Bordeaux e a segunda no rali Paris-Berlim. Em 1905 a Renault tinha encomendas para produzir 250 táxis para Londres e Paris. A empresa se consolidou como a maior montadora da França e, nos anos seguintes, era possível encontrar taxis das marca Renault rodando pelas cidades de Nova York e Buenos Aires. Em 1930, a Renault tinha montadoras na Inglaterra e na Bélgica e mantinha representações em 49 países.
- Em 1960, a Renault lança no Brasil o modelo Renault Gordini, fabricado em parceria com a norte-americana Willys Overland. Em 1988, a Renault inaugurou sua montadora brasileira, o complexo Ayrton Senna, localizado em São José dos Pinhais, região metropolitana da Capital Paranaense. Em 1999, o complexo ganhou sua segunda fábrica, dedicada à produção de motores e, dois anos depois, a terceira, para a fabricação dos veículos comerciais Renault Master, Nissan Frontier, Livina e Gran Livina, instituída como a primeira unidade fabril no mundo da Aliança Renault Nissan.
- Com o objetivo de reerguer a empresa das cinzas pós-guerra, e seguindo a pioneira no uso da ferramenta Just In Time, a Renault adquiriu por si só a cultura do mínimo desperdício e alto valor agregado. Para o alcance de seus objetivos: estoque zero, qualidade perfeita, sem desperdícios e sem retrabalho, a ferramenta JIT conta com um leque de técnicas que controlam a produção de bens e/ou serviços. Uma dessas técnicas utilizadas pela Renault é o Kanban, palavra japonesa que significa “cartão”, que consiste na transferência de um material de um estágio para o outro.
- O Kanban da Renault é um sistema inteligente informatizado que alerta aos demais estágios o andamento da produção e a necessidade de mais unidades. Quando uma determinada peça é utilizada ou vendida, registra se no sistema, e quando o mesmo percebe poucas ou nenhuma unidade, automaticamente o sistema alerta ao determinado estágio do processo, solicitando mais peças.
- Terceiro modelo de transnacional, permite que as filiais utilizem a marca bem como a escolha da matéria prima e mao de obra.
- A transnacional escolhida foi a The Coca-cola company, conhecida como dominante no mercado.
- De todos os tipos de empresas transnacionais, existem aquelas que transferem direito de utilização da marca pelas filiais, delegando a escolha da matéria-prima, mão-de-obra, produção e venda, desde que o processo seja aprovado pela central. Sua sede está em Atlanta, Georgia, nos Estados Unidos. Dentre as mais de 500 marcas que oferece está o refrigerante Coca-Cola (e seus derivados como Coca Diet), seu principal produto.
- The Coca-Cola Company é uma corporação fabricante e comerciante de bebidas não alcoólicas e concentrados de xarope. A empresa opera um sistema de distribuição franqueada onde a Coca-Cola Company só produz o concentrado de xarope que é depois vendido para várias engarrafadoras de todo o mundo. Os engarrafadores, que detêm contratos de exclusividade territorial com a empresa, colocam a bebida concentrada em latas e garrafas junto com água filtrada e adoçantes. Os engarrafadores, em seguida, vendem, distribuem e comercializam a Coca-Cola para lojas de varejo e máquinas de venda automática. A Coca-Cola Company é dona da sua engarrafadora âncora na América do Norte, a Coca-Cola Refreshments, Inc.
- A produção e a distribuição da Coca-Cola seguem o modelo de franchising que é utilizada pela administração que tem como propósito um sistema de venda de licença, onde o franqueador oferece sua marca, infraestrutura e conhecimento do negócio ao franqueado, que por sua vez, investe e trabalha na franquia e paga parte do faturamento ao franqueador sob a forma de royalties.
- No Brasil, a Coca-Cola chega em 1942 na expansão mundial começada na década de 40. A primeira fábrica foi instalada no Rio de Janeiro, em São Cristóvão. O Sistema Coca-Cola no Brasil abrange duas fábricas engarrafadoras próprias, Coca-Cola Indústrias Ltda. e a Recofarma Indústrias do Amazonas Ltda., e mais 42 fábricas engarrafadoras autorizadas, dentre elas a Leão.
- CONCLUSÃO – E SÓ FALAR O QUE TA ESTCRITO NA CONCLUSÃO E PRONTO. É 10
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com