Trabalho macroeconômico
Tese: Trabalho macroeconômico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabianamj • 17/8/2014 • Tese • 294 Palavras (2 Páginas) • 222 Visualizações
Trabalho de Macroeconomia
a) Quanto maior for à proporção (papel moeda em poder do público/M1) menor será o multiplicador.
--> Correto.
Se o dinheiro ficar no bolso, não tem como o banco emprestar e receber depósitos e continuar emprestando esses depósitos, ou seja, o multiplicador bancário cai.
b) A base monetária é definida como a soma entre o papel moeda em poder do público mais os encaixes totais dos bancos comerciais.
--> Correto.
Perfeita definição de Base Monetária. B = PMPP + Encaixes.
c) Quanto maior for à proporção (encaixes totais/depósitos a vista) menor será o multiplicador.
--> Correto.
Os encaixes já que os encaixes não podem ser objeto de empréstimo pelos bancos comerciais.
d) Os bancos comerciais podem elevar a liquidez da economia; a liquidez pode também ser influenciada pelo comportamento das pessoas em relação ao percentual de M1 que elas querem manter nos bancos.
--> Correto.
Os bancos podem aumentar o M1, via multiplicador k, mas para isso precisam que as pessoas depositem os recursos. Se as pessoas resolvem guardar os recursos embaixo do colchão, não tem como o banco emprestar esse dinheiro que não está em sua posse. Isto faz com que a capacidade de criar "moeda" fique limitada.
e) Se não existissem bancos comerciais, o valor do multiplicador seria zero.
--> Errado.
Multiplicador nunca pode ser zero. Ele está limitado no intervalo de 1 a infinito.
Senão vejamos,
k = 1/(1 - d(1-r)),
d= DVBC/M1
Proporção de depósitos a vista mantido nos bancos em relação ao total de meios de pagamento. Se os bancos comerciais não existissem d seria igual a zero e o multiplicador k seria igual a 1.
...