UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ
Por: Luan Vanderlinde • 26/6/2019 • Trabalho acadêmico • 5.309 Palavras (22 Páginas) • 265 Visualizações
INDÚSTRIA METALURGICA DE RIO DO SUL
Setor Industrial
Luan José Vanderlinde
Márcia Fuchter
UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ
Ciências Econômicas (5º fase) – Artigo de conclusão de disciplina
23/04/2018
RESUMO
Neste artigo será abordado sobre a indústria metalúrgica de Rio do Sul, juntamente com dados coletados a partir de órgãos federativos que visam propiciar o desenvolvimento industrial, através dos dados obtidos, percebemos um avanço no crescimento quantitativo industrial. O desenvolvimento industrial se dá através de aplicação de tecnologias, visto que haja transformação no produto, destinado ao consumidor final. Aconteceram muitas oscilações durante o período analisado. O setor da indústria foi muito prejudicado, pelo fato de acontecerem crises econômicas tanto internas e externas. O setor da indústria é o segundo com maior contribuição do PIB de Santa Catarina.
Palavras-chave: Rio do Sul. Indústria. Desenvolvimento. Metalurgia.
1 INTRODUÇÃO
O setor metalúrgico é composto pela produção e transformação de metais. Grande parte dessa atividade acontece através da descoberta de minérios e fundição de metal. Com o passar do tempo diversos recursos são aprimorados, a necessidade de continuar com a produção de objetos de metal, maquinas e ferramentas são cada vez mais usados, e relacionados aos processos modernos de produção.
Esse processo relaciona a industrialização, com efeitos multiplicadores, gerando empregos, renda, impostos, e variados setores que possam complementar o pleno crescimento e desenvolvimento regional.
Rio do Sul foi planejada para ser o polo comercial e industrial da região do Alto Vale do Itajaí, com um posicionamento estratégico, é considerada a capital do Alto vale do Itajaí. O processo industrial metalúrgico contribui para o crescimento do munícipio, tendo empresas que se tornam referências em exportações, para variados continentes.
Historicamente o Alto Vale do Itajaí era composto em sua maioria por uma população rural estando associado ao setor primário. Com o passar do tempo o pouco incentivo destinado a agricultura fez com que a população migrasse para a cidade. Através da urbanização aumenta a importância de setores industriais, busca-se demonstrar os efeitos de desenvolvimento regional, e sua contribuição para o crescimento econômico.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Estratégias de industrialização e desenvolvimento econômico, economistas neoclássicos levam em consideração para o desenvolvimento fatores de inovações tecnológicas e acumulação de capital. Segundo (SOUZA, 2011), para estes economistas o desenvolvimento deriva do crescimento industrial acelerado e de transformações estruturais, que estão intimamente associados com a criação de atividades diretamente produtivas e a implantação de infraestruturas econômicas e sociais, assim como por combinações mais eficientes dos fatores produtivos.
...