Vendendo felicidades
Relatório de pesquisa: Vendendo felicidades. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Narapvh • 14/10/2014 • Relatório de pesquisa • 623 Palavras (3 Páginas) • 386 Visualizações
Atividade Portfólio
01- Baseando-se no exposto e no que você estudou, leia o texto seguinte e responda ás perguntas.
A venda da Felicidade
A era industrial aumentou consideravelmente a produção de bens de consumo. Agora, na área da informática, esse consumo foi até facilitado, através da internet. No quotidiano, o consumismo é estimulado e vendido como felicidade. Seria verdadeira essa relação?
Com as altas taxas de desemprego e a coisificação do homem, a população fica emocionalmente fragilizada. Essa fragilidade é fruto da exclusão social e da concepção de homem como ser descartável. Em uma sociedade com uma cultura descartável, representada pela cultura de massa, o homem também o é. Além de sofrer com estressantes jornadas de trabalho, transporte longo e demorado, o homem também sofre em seu tempo livre. Ele anseia por tempo livre, mas não sabe o que fazer com ele – até seu tempo livre é alienado.
Esse é o momento oportuno para as campanhas de marketing. Impossibilitado (financeiramente) de se desenvolver pessoalmente através de estudo ou com o uso qualificado de seu tempo livre, o homem passa horas na frente da TV. Assim, o carro representa a liberdade, a cerveja representa a alegria, o remédio representa a paz. As campanhas padronizam os sentimentos e os oferecem personificados em produtos. E ainda estimulam a troca desses mesmos produtos, pouco tempo depois, por outros melhores e mais modernos.
O grande erro das pessoas que se entreguem ao consumismo desenfreado sem refletir é que, apesar de inúmeras tentativas, o mal-estar causado pela exclusão social, pela alienação do tempo, não pode ser aliviado pelos produtos consumidos. A felicidade e a realização pessoal não vêm embaladas e prontas para o consumo; são frutos de equilíbrio emocional, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Características que são alcançadas, gradualmente, no decorrer da vida (adaptado de Sousa 2012).
a) O texto é coerente? Por quê?
Resposta: Sim. O texto contém a mesmo pensamento até o final, sempre com a mesma idéia, sem troca de assunto, então apresenta uma coerência.
b) O texto tem coesão? Por quê?
Resposta: Sim, porque utiliza substantivos como; TV, homem, cerveja, felicidade, paz, remédio, pronomes; se e ele, conjunções; mas, também, pouco e como, preposições; que, no, de, o e outros.
02- Na Unidade 3 (ZAMPRONEO; ALEIXO, 2014), foram revistas algumas normas gramaticais imprescindíveis à elaboração escorreita de textos.
I – (FUVEST) Complete as frases a seguir com as formas corretas dos verbos indicados entre parêntese.
Resposta:
a) Quando eu reouver os livros, nunca mais os emprestarei.
b) Os alienados sempre mantêm neutros.
c) As provas que contivessem mais erros seriam comentadas.
d) Quando ele compuser uma canção de paz, poderá descansar.
II- “O tráfico de animais silvestres constitui prática ilegal. Para coibir a prática ilegal, as autoridades responsáveis
...