A ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Por: ftkdias • 20/4/2017 • Trabalho acadêmico • 3.428 Palavras (14 Páginas) • 408 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO 5
4 LOGÍSTICA 8
5 SIMULAÇÃO EMPRESARIAL 14
6 CONCLUSÃO 22
7 BIBLIOGRAFIA 23
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho acadêmico é enfatizar a busca e sugestões de bons resultados da empresa, onde a mesma consiga desenvolver suas atividades de forma clara e objetiva e alcançar o sucesso esperado, mas que para isto ocorra é necessário traçar um plano de ação eficiente, estipular as metas a curto e longo prazo com o apoio de todos de dentro da organização. Neste trabalho procuramos mostrar de forma sucinta todo o processo de produção da empresa de sorvetes Baraka Ice, desde a escolha dos ingredientes, maquinário necessário para produção e processo de fabricação, após passaremos algumas informações sobre as formas de transportes, tendo em vista que forma de armazenagem do produto nos caminhões irá garantir uma boa entrega no seu destino final, através de um fluxograma desenhamos as etapas percorrida desde a entrada do pedido até a entrega, a escolhas das embalagens adequadas para armazenagem e transporte. E por fim iremos abordar um tema muito importante e pouco explorado pelas organizações que é a simulação empresarial, com ela é possível fazer um diagnóstico mais crítico sobre a situação da empresa com o auxílio de ferramentas especificas de gestão e tratar mais a fundo as causas que impactam o andamento das operações e tratar a raiz do problema e até mesmo utiliza-la como método de prevenção a possíveis conflitos que possam vir a coexistir e gerar impacto negativo para as relações empresariais, como um todo.
Desenvolvimento
A fábrica de sorvetes Baraka Ice, foi criada em 2007, após a recusa de desconto de um centavo, por parte de um outro fabricante de picolés que fornecia o produto para uma cantina escolar, na época administrada pelo proprietário da Baraka Ice.
Por muito tempo a produção era realizada apenas para suprir a demanda dessa cantina e mais outra que o mesmo gerenciava.
Atualmente a empresa está com projetos de expansão, e realiza entrega em Curitiba e região metropolitana a pequenos comércios locais, e venda através da internet.
A empresa procura sempre por novidades no mercado, tanto em relação a receitas como ingredientes e máquinas. Está situada em Araucaria/PR.
Administração da produção
O sorvete é um alimento obtido a partir de uma emulsão estabilizada e pasteurizada, que através de um processo de congelamento sob contínua agitação (batimento) e incorporação de ar, produz uma substância cremosa, suave e agradável ao paladar (OLIVEIRA, 2005).
Baseado nos ingredientes utilizados pela Baraka Ice, tem-se como base para produção de sorvetes: Leite, leite em pó, açúcar, liga neutra, emulsificante, selecta cream, chantilly, glucose e aromatizante (sabor).
Os equipamentos necessários para a produção: Pasteurizador, torre de resfriamento, liquidificador, produtora, seladora e forma com extratores.
Para fabricação de sorvetes é usado uma calda base, com variação apenas no sabor. Inicia-se com a escolha dos produtos junto aos fornecedores, as matérias primas são adquiridas frisando a qualidade com melhor preço. O fornecedor escolhido possui qualidade e preço, oferece descontos, e cursos de aperfeiçoamentos gratuitos para os colaboradores da empresa, apresentado as novas tendências de mercado.
Estocagem das matérias-primas: Os ingredientes açúcar, leite em pó, glicose, estabilizante, aromatizante e as embalagens são estocado em temperatura ambiente, em local fresco e ventilado, sem a incidência de raios solares. O leite é estocado em local refrigerado. A água deve ser potável e seu reservatório deve ser mantido limpo.
Pesagem: Os ingredientes são pesados para que se tenha um bom balanceamento na formulação.
Mistura: A mistura ou calda. Os ingredientes líquidos são adicionados ao tanque de pasteurização e a agitação mecânica e o aquecimento são iniciados. Durante a agitação, quando a temperatura de 50°C é atingida, os ingredientes em pó são adicionados. Esses são previamente misturados ao açúcar para facilitar a dissolução. Nessa fase não é adicionado o sabor apenas
Pasteurização: É feita em um tanque de pasteurização. Que é processo de esterilização de alimentos (leite, queijo, iogurte, cerveja ou vinho) que consiste em expô-los a uma temperatura inferior a seu ponto de ebulição e submetê-los em seguida a resfriamento súbito, a fim de eliminar certos microrganismos nocivos.
Resfriamento: A calda homogeneizada é resfriada em um trocador de calor a placas com temperatura de saída de 4°C. Caso a calda não seja resfriada rapidamente, ficará muito viscosa e o sorvete não se derreterá suavemente na boca.
Adição de aromatizantes: A calda é batida e o aromatizante que não resistem ao processo de pasteurização é adicionado nessa etapa.
Enchimento: A calda é despejada em formas vazias, suspensas em álcool à -25°C.
Inserção do palito: Uma tampa com os palitos é colocada por um funcionário em cada bandeja. Deve-se observar se a inserção está sendo feita no centro do picolé e se a região central não está congelada.
Congelamento: Os picolés permanecem imersos em álcool para completar o seu congelamento, por aproximadamente 15 minutos.
...