A Atividade Individual
Por: Guilherme Blanco • 1/5/2021 • Trabalho acadêmico • 3.957 Palavras (16 Páginas) • 194 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
[pic 3]
PLANO DE MARKETING
Setembro/2020
[pic 4]
Elaborado por: Guilherme Blanco Silva
Disciplina: Marketing
Turma: 10
Introdução
Este estudo tem por objetivo apresentar um panorama geral do mercado de refrigerantes e analisar como desenvolver um Plano de Marketing para uma empresa desse setor. É esperado que trabalho possa contribuir com o conhecimento sobre como gerar ações de Marketing de forma assertiva, sempre buscando o meio mais simples e barato de atingir o cliente com eficácia.
Sobre essa ótica, o estudo de Elson Teixeira (2020) instrui que o Plano de Marketing pode ser formado ao se detalhar alguns aspectos do mercado. Através dele o planejamento de marketing deve ser contemplado, de forma que as metas sejam atingidas.Logicamente, uma flexibilidade é exigida para que seja possível reagir a esse ambiente em estado volátil e incerto no qual vivemos. Neste trabalho o Plano de Marketing será estruturado como se segue:
(i) Análise ambiental: tópico para que a empresa e seus produtos sejam apresentados. Além disso, será possível compreender o ambiente que a empresa está inserida, e como está o seu desempenho intra e extra-organizacional. Poderá ser entendido aonde essa organização quer chegar e firmada em quais valores será possível isso. Ainda, dentro de seu mercado, o que a torna diferente das demais empresas que atuam no segmento, de forma que seja garantida a sua competitividade e sua sobrevivência.
(ii) Pesquisa de mercado: neste item serão abordadas as perspectivas de crescimento da empresa ao longo dos anos. Será possível entender como o cliente se comporta ao se deparar com as opções que lhe são oferecidas e se as ações de marketing atualmente utilizadas pela empresa são direcionadas de forma assertiva ao segmento correto.
(iii) Análise competitiva: aqui serão estudados os concorrentes diretos da empresa, se suas iniciativas de marketing atingem o cliente de significativamente. Entenderemos o panorama financeiro da organização e a sustentabilidade de seus resultados. Será analisada a forma como se dá a prestação de serviços e a padronização da mesma, observando a existência de uma política para executá-la. Por fim, haverá uma introdução às oportunidades de mercado que a empresa aproveita e se isso condiz com seus objetivos.
(iv) Proposta de Comunicação: este é o tópico mais importante - a patir de tudo o que foi observado da empresa objeto deste estudo, será composta uma comunicação de marketing para atingir seu cliente, baseada na viabilidade da mesma em questão de custo e tempo de veiculação.
Existem diferentes maneiras de organzar a estrutura do Plano de Marketing, por isso deve ser avaliada a melhor maneira de adequa-lo à realidade da empresa. De qualquer forma, muitos aspectos são historicamente utilizados nesse tipo de análise, como por exemplo, a Matriz SWOT e a Análise PEST.
Muitas organizações entendem que podem decidir pelo cliente, mas estão erradas. Elas podem influenciá-los, mas em última instância, seu comportamento é regido por sua individualidade, restando às empresas analisar as evidências (TEIXEIRA, 2020). Este trabalho conseguirá mostrar que “desenvolver com o cliente” é diferente de “desenvolver para o cliente”, que muitas empresas vêm utilizando desse conceito para reformular seus produtos e realmente atender a necessidade de seu público-alvo, que em essência é o pilar de sustentação para todas as empresas.
Desenvolvimento
1. Análise ambiental
1.1 A empresa
A organização determinada para o estudo deste trabalho é a empresa Dolly, do ramo de bebidas não-alcoólicas. Seu principal mercado é o de refrigerantes, cujo seu produto principal é o Dolly Guaraná. Essa empresa brasileira é reconhecida pelo seu mascote Dollynho, desenhado pelo próprio fundador da empresa, o empresário Laerte Codonho. O ano de fundação é 1987, sendo este um marco para o mercado nacional de refrigerantes, pois foi quando o primeiro refrigerante Diet teve seu lançamento no Brasil, através da marca Dolly (HISTÓRIA, 2020).
No mundo todo o acesso ao refrigerante diet era comum, mas, até aquele ano de 1987, o Brasil proibia a comercialização desse tipo de produto, devido a pesquisas que expunham malefícios no uso de adoçantes sintéticos de forma exagerada. Com a introdução do produto Dolly Diet no mercado, foi necessário julgar novamente esta questão, e novas pesquisas foram desenvolvidas nesse sentido. Foi averiguado que, na verdade, para adoecer com um refrigerante diet era necessário ingerir uma quantidade improvável do produto todos os dias (HISTÓRIA, 2020).
Assim, o Poder Judiciário decidiu liberar a venda do refrigerante Diet, e a empresa Dolly lançou no mercado os sabores guaraná e limão do produto, satisfazendo um segmento que antes não podia consumir bebidas carbonatadas. A marca se consolidou no mercado através dessa iniciativa e, em 1994 iniciou também a produção de refrigerantes adoçados com açúcar. Dessa forma, sua linha variada de produtos é consumida por diversas famílias de muitas regiões do Brasil, tendo como seu líder em vendas o refrigerante Dolly Guaraná (HISTÓRIA, 2020). Abaixo na Figura 1, segue o logotipo da marca Dolly:
Figura 1: Logotipo da empresa Dolly
[pic 5]
Fonte: Adaptado de Dolly, 2020.
1.2 Portfólio de Produtos
Segundo o site Dolly (2020), o portfólio de produtos da empresa Dolly (Figura 2) se divide em 3 (três) vertentes:
- Dolly Frut: são bebidas de fruta produzidas a partir de suco concentrado, com aroma natural.
- Dolly Diet: são bebidas carbonatas com extrato, concentrado ou suco natural de seus respectivos sabores, adoçados no modo diet.
- Dolly Refrigerantes: são bebidas caebonatadas com extrato, concentrado ou suco natural de seus respectivos sabores, adoçados com açúcar.
Figura 2: Vertentes do Portfólio de Produtos Dolly
[pic 6]
Fonte: Adaptado de Dolly, 2020.
Os sabores da linha Dolly Refrigerantes são diversificados. São eles: Guaraná, Cola, Limão, Citrus, Uva, Maçã, Laranja e Maracujá. Eles são comercializados em embalagens de garrafas PET de 2 litros ou em mini-garradas de 350 ml. Já no caso dos refrigerantes diet, não há os sabores de Maracujá e Laranja (DOLLY, 2020). A figura 3 mostra alguns dos produtos dessas linhas:
...