A Coca-cola no Faceboook
Por: adrianatpm • 12/12/2016 • Resenha • 698 Palavras (3 Páginas) • 509 Visualizações
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
DISCIPLINA: MARKETING
CASE: A COCA-COLA NO FACEBOOK
COLABORADORES
ADRIANA BRASIL TEBALDI
ANDERSON CLAUDIO DUARTE
CLAUDIOBARBETO MARTINS
FABRICIO FERREIRA DE OLIVEIRA
MARCELO BARBOSA CARNEIRO
MARCIO U.F. DIAS
MICHELI MAGALHÃES DE S. COELHO
A Coca-Cola no Facebook
Com o advento da tecnologia de informação, observa-se que a nova geração de consumidores estão conectados às redes sociais vinte e quatro horas por dia. As empresas entenderam que poderiam interagir com seus consumidores em tempo real. Com isso, teriam maior facilidade no poder de decisão sobre um determinado produto/serviço, seja lançamento, inovação, adequação, variedades, etc.
A criação da fanpage da Coca-Cola por Sorg e Jedrzejuwski em 2008 atingiu 1,2 milhão de fãs em três meses, embora já tivesse mais de 150 páginas também criadas por fãs. O fato do crescimento da fanpage se deu por conta de dois fatores, um o crescimento global do Facebook, bem como a rede de amigos dos criadores, ativos e expressivos.
Observando a interação entre os membros das redes sociais e, tomando como exemplo a experiência de Diet-Coke e Mentos, que viralizou na internet, e teve como resultado de publicidade o valor de US$ 10 milhões, recebido pela Mentos, Donnelly, Diretor do Grupo de Marketing Interativo Mundial da Coca-Cola, em parceria com Voltz e Grobe, criadores da experiência, ofereceu uma segunda parte da série conhecida como “Os Experimentos Radicais da Diet Coke e Mentos: O Efeito Dominó”, através da Google Vídeos.
Desde então, a Coca- Cola viu sua marca consolidada, sendo a sua página a oitava mais popular no Facebook em 2011, com crescimento semanal de 91.749 novos fãs, totalizando o número de 21.887.404 fãs. Esse crescimento também se refletiu no faturamento, com aumento expressivo de 5% a 10% de suas vendas.
A Coca-Cola percebeu que a interação social entre a empresa e seu público era mais valiosa, ou seja, a mídia compartilhada agregava tanto quanto a mídia paga e mídia adquirida. A sua estratégia então, com base na fanpage criada pela a dupla foi “Os Fãs Primeiro”, com a abordagem “Eles são mais importantes que nós”.
Desenvolveu-se um marketing voltado para os fãs, para a sua satisfação, seus valores e interesses, criando uma maior interação e fidelidade. No início de 2011, a Coca-Cola e a Starbucks, tinham as maiores presenças no Facebook, sendo que a Coca-Cola, diferente da Starbucks, que se destacava por interesses promocionais de seus fãs, destacou-se pela “paixão compartilhada” de seus seguidores.
Atualmente, a Coca-Cola pode ser líder do mercado de refrigerantes e marca mais valiosa do mundo, mas também precisa entender que o consumidor é mutante, que tem novos hábitos. O desafio da Coca-Cola hoje é continuar a ser uma marca nova. Um esforço grande na diversificação de portfólio, com achocolatado, sucos, água, água com sabor, energético, chás e obviamente o refrigerante. As pessoas querem coisas diferentes em momentos diferentes. Há um esforço para educar as pessoas a como ter uma vida saudável, que escolhas elas devem fazer, o que beber e o que comer.
...