A Comunicações Nas Organizações
Trabalho Universitário: A Comunicações Nas Organizações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lilian1 • 15/5/2014 • 1.050 Palavras (5 Páginas) • 311 Visualizações
A comuinicação nas organizações
A empresa tem como meta maior ao lançar um produto no mercado consumidor, ter um relato unificado para que todos tenham sempre a mesma visão e a mesma linguagem e, assim, colocar em prática aquilo que você vende. Enfim, todos sejam "competentes", tenham um conjunto de habilidades, conhecimento, atitudes para desempenharem suas funções dentro das organizações, comunicando-se entre si de forma eficaz.
II -
A comuniçação eficiente é aquela que a mensagem que o emissor pretende informar seja recebida em sua forma original (sem ruídos) aos destinatários que irão recebê-la. Tendo o resultado esperado, ou seja, o feedback. Em suma, deve existir um sintonia entre as partes.
comunicação interna
Estudamos que a comunicação é a troca de informação entre duas ou mais pessoas, e a necessidade de nos comunicar é uma questão de sobrevivência. Então nas organizações não é diferente. Os funcionários precisam estar integrados , dentro de um relacionamento interpessoal, e informados do que acontece dentro da empresa, fazendo-os sentir parte dela, nisso aconteceu a COMUNICAÇÃO INTERNA, que hoje é essêncial às organizações, é por meio da comunicação interna que é possível estabelecer canais que possibilitem o relacionamento ágil e transparente da organização com seu público. Valendo-se ainda de uma importante ferramenta de gestão, como O QUADRO DA DIVISÃO DO TRABALHO. Aliás essa ferramenta está intisecamente ligada à linguagem e comunicação.
Por isso, o trabalho em equipe precisa ser incentivado com uma postura de empatia e cooperação, eliminando assim o afastamento e a falha de comunicação
Pois quanto mais esclarecida for a empresa sobre o seu papel social, mas apta estará a informar.
Só através de uma comunicação interna eficiente é que acontece a troca de informações e cada um saberá o que fazer, o que é esperado dele, e assim realizar suas tarefas com precisão.
Os principais objetivos da comunicação interna são:
- Tornar fluentes, informados e integrados todos os funcionários da empresa;
- Possibilitar aos mesmos os conhecimentos das transformações ocorridas no local de trabalho;
- Fazer com que os funcionários estejam engajados no andamento dos negócios; e,
- Facilitar a comunicação empresarial, deixando-a clara e objetiva para o público interno.
comunicação externa
A comunicação externa é aum poderosa ferramenta para organização dialogar com suas partes interessadas. É a forma de divulgar na empresa, sociedade e público em geral os acontecimentos que a empresa realiza. É informar a importância de seu produto, marca.
Na comunicação externa há necessidade específica para cada público, ou seja, seu alvo específico.
Os objetivos da comunicação externa são:
- definir questões chaves de engajamentos com cada um dos públicos externos;
- criar uma ligação para compartilhar as informações disponíveis relevantes para os colaboradores;
Facilitar a cooperação e colaboração de outras partes interessadas a apresentar uma imagem favorável da empresa para a sociedade como um todo. Através de uma variedade de canais, mídia, imprensa e até mídia eletrônica.
III - Por que é tão importante para sociedade a transparência e a coerência entre discurso e política das empresas relacionadas?
(...)
Para garantir que a empresa tenha uma comunicação uniforme dentro de um padrão ético é necessário que ela realmente coloque em prática o que anuncia. E mais. Todos devem ter a mesma linguaguem ao falar da sua instituição e/ou de seu produto.
Hoje, a ética empresarial precisa ser percebida, sentida, como geradora de diferenças nos negócios, porquanto isso valoriza a marca e a imagem, ampliando a credibilidade do empreendimento junto aos consumidores.
A ética empresarial tembém é uma expressão do sentimento social. Quando se exige uma atitude ética em relação ao meio ambiente é questão social.
Por isso, a ética é compreendida pela transparência e um modelo de governança corporativa, internamente deve ser gerida como processo. Mantendo a coerência entre o discurso e a prática.
Se houver transparência, a qualidade, bem como as dificuldades do grupo de trabalho serão vistas e resolvidas em conjunto
...