A Correção da Atividade
Por: Jéssica Oliveira • 30/10/2019 • Resenha • 1.603 Palavras (7 Páginas) • 160 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]Belo Horizonte
2019
Maria Sílvia Mendes dos Santos[pic 6]
a importância da motivação para a produtividade das organizações
Projeto apresentado ao Curso de Administração da Instituição Faculdade Pitágoras Campus Afonso Pena
Orientador: Alcideia Primo
Belo Horizonte
2019
SUMÁRIO
1 O PROBLEMA 4
2 OBJETIVOS 5
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 5
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 5
3 JUSTIFICATIVA 6
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA............................................................................... 7
5 METODOLOGIA.....................................................................................................10
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO .........................................................11
1 O PROBLEMA
Como a motivação pode impactar na produtividade da organização?
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
Compreender as contribuições da motivação para a produtividade das organizações.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
- Descrever os conceitos da motivação.
- Citar as principais consequências da falta de motivação na produtividade das organizações.
- Descrever os benefícios em ter funcionários motivados para a produtividade das organizações .
3 JUSTIFICATIVA
O tema escolhido em questão, deve-se ao fato da motivação estar ligada ao desenvolvimento das organizações, discutindo a importância das empresas em motivar seus funcionários, e consequentemente contribuindo para o aumento da produtividade e para o sucesso da organização.
Desta forma pretende-se neste trabalho, descrever a importância da motivação dentro da organização ,dando ênfase a produtividade ,que se torna um fator de grande relevância para as organizações. Com este trabalho pode-se ver também ,que a motivação que a motivação tem sido bastante utilizado como estratégia, na busca de lucro.
Este estudo tem enquanto relevância acadêmica e social, o intuito de incentivar as organizações a motivarem seus colaboradores, evidenciando que este ato é benéfico tanto para os colaboradores, quanto para as organizações. E poderão também servir como base para futuros estudos acadêmicos.
.
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Muitos acreditam que a motivação surgiu somente nas Teorias Humanas, mas na verdade é ao contrário do que pensam. A motivação já existia na pré história. Para sobreviver, o homem era impulsionado a fazer descobertas, o fogo é um exemplo disso, com as noites frias, o homem era motivado a fazer algo para se esquentar.
A Motivação é o estímulo que faz com que as pessoas ajam para atingir os seus objetivos. Pode ser definida também como um conjunto de fatores que determinam a conduta de uma pessoa. Pode- se entender que a motivação é o impulso que vem de dentro, que faz com que a pessoa tome determinada atitude.
Os pontos de vista em relação a motivação não são iguais, cada autor tem seu ponto de vista próprio para a motivação. Maximiano (2004) diz que “A palavra motivação deriva do latim motivos, movere, que significa mover. Em seu sentido original, a palavra indica o processo pelo qual o comportamento humano é incentivado, estimulado ou energizado por algum tipo de motivo ou razão”. O que Maximiano quer dizer é que a motivação são ações que estimulam o comportamento do ser humano. Mas para Chiavenato (1999) “a motivação é o desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos organizacionais, condicionados pela capacidade de satisfazer objetivos individuais”. Com o pensamento um pouco diferente de Maximiano, Chiavenato conceitua a motivação como uma força, uma vontade que nos impulsiona a cumprir algum objetivo, é o impulso interno que nos leva a fazer algo. Nesse pensamento Chiavenato destaca mais o lado organizacional, voltado para o pessoal, já Maximiano em seu pensamento conceitua a motivação de forma geral, tanto pessoal, como organizacional.
Conceituar a motivação se torna bem difícil, por não existir conceito certo ou errado, mas o que define se os fatos motivarão ou não, depende muito da experiência do indivíduo e de sua aprendizagem. Algumas Teorias Motivacionais, tentam explicar o comportamento do ser humano, porém nenhuma delas têm todas as respostas, cada uma, tem o objetivo específico para uma meta.
Teoria das Necessidades de Maslow: dentro de cada ser humano existem necessidades que precisam ser sanadas, distribuídas em cinco categorias (fisiológicas, segurança, social, estima. auto realização).Teoria das necessidades adquiridas de David McClelland: necessidades que motivam os indivíduos (realização, poder, e associação ). Teoria ERG de Clayton Aldefer :três necessidades para a motivação,(existência, relacionamento e crescimento). Teoria dos dois fatores, de Frederic Herzberg: fatores higiênicos (salário, segurança, e ambiente) e motivacionais( reconhecimento, participação e realização).Teoria da fixação dos objetivos ,de Locke Latham : metas quantificáveis e mensuráveis , exequíveis e desafiadoras. Teoria X e Y de Mc Gregor: as pessoas dividem-se em dois grupos, ou elas são incompetentes preguiçosas e indolentes(teoria X) ou elas são interesseiras, auto gerenciáveis e não precisão ser controladas(teoria Y)[...]. (NETO;TEIXEIRA 2018)
...