TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Função Do Mercado Financeiro

Exames: A Função Do Mercado Financeiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

A função do Mercado Financeiro

Já faz muito tempo que as pessoas relacionam-se entre si com o objetivo de realizar trocas (compra e venda) de valores mobiliários, mercadorias entre outros bens. Todos aqueles que produzem um bem ou serviço, e realizam o comércio com a compra ou venda do bem ou serviço produzido denominam-se agentes econômicos.

Existem agentes econômicos que acumulam recursos, gastam menos do que recebem para suprir as necessidades de consumo. Estes são chamados de agentes poupadores. Porém há aqueles que não dispõem de recursos para comprar o que precisam que são chamados de tomadores. Para realizar esse intermédio entre os que possuem recursos e não pretendem utilizar e aqueles que não tem, mas precisam para suprir seus anseios é que surge o Mercado Financeiro. Ele guarda os recursos dos que não estão utilizando no momento e os emprestam para os que estão precisando.

Essa função é desempenhada todos dias o tempo todo, em sua maioria pelos bancos e esse processo possui uma certa complexidade e que se não tiver regras rígidas e um controle serrado sobre as instituições que a realizam podem existir várias irregularidades. Por isso existe o Conselho Monetário Nacional e o Banco Central, para passar diretrizes, fiscalizar e controlar toda essa sequência de acontecimentos.

As instituições financeiras monetárias são aquelas que recebem depósitos à vista, na conhecida conta corrente. Elas são chamadas monetárias pela simples razão deque os depósitos à vista representam moeda livremente movimentada por cheque, ou seja , uma moeda escrita ou moeda escritural.

Os depósitos à vista são realizados pelos poupadores e são tomados em empréstimos pelos tomadores. Os depósitos à geram empréstimos que, por sua vez, geram depósitos à vista que, por sua vez, geram empréstimos que, por sua vez, geram depósitos à vista...

É com a intenção de limitar esse fator multiplicador da moeda que a instituição financeira possui que o Banco Central utiliza de mecanismo para controlar o volume de dinheiro circulando e manter em níveis aceitáveis a inflação.

Apesar das instituições financeiras não produzirem bens ou serviços que é o que movimenta a economia, ela potencializa sua produção ou consumo facilitando a circulação da moeda que é o que dá suporte para as trocas entre produtores e consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com