A Globalização
Por: paloma740 • 31/5/2015 • Artigo • 1.323 Palavras (6 Páginas) • 180 Visualizações
[pic 1]
Paloma Caldas Da silva
RA: 6661421665
Desenvolvimento Econômico
Niterói
2015
Globalização:
A globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. É oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo “encurtasse” as distâncias, é a fase mais avançada do capitalismo criada para atender ao capitalismo e, principalmente, os países desenvolvidos; de modo que pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno encontrava-se saturado.
Este processo teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. Ou seja, a globalização não é uma realização do presente, vem de longa data. A Revolução Industrial foi outro fator que permitiu o avanço de países industrializados sobre o restante do mundo. No final dos anos 70, os economistas passaram a usar o termo “globalização” fora das discussões econômicas facilitando as negociações entre os países. Nos anos 80, começaram a serem difundidas novas tecnologias que uniam os avanços da ciência com a produção.
A globalização envolve países ricos, pobres, pequenos ou grandes e atinge os setores da sociedade. Com ela ocorreu um aumento do intercâmbio cultural entre pessoas de diversos países do mundo. Impulsionado pela Internet, este intercâmbio é importante para ampliar a visão de mundo das pessoas, que passam a conhecer e respeitar mais outras realidades culturais e sociais aumentou o interesse pela cultura, economia e política de outros países. Além de se sentirem integrantes de um país, muitas pessoas sentem que são cidadãos do mundo, desenvolvendo um grande interesse pelos diversos aspectos da vida de outras nações. Com os sistemas de informações atuais, principalmente Internet, este aspecto ganhou um grande avanço nos últimos anos. Um fato que não pode ser negado é que a globalização facilita a vida da população, como por exemplo, podemos contar com produtos importados mais baratos e de melhor qualidade, porém ela também pode dificultar. E uma das grandes desvantagens da globalização é o desemprego. Como na globalização os mercados dos países estão interligados, bilhões de dólares podem entrar ou sair de um país em questão de segundos. Este capital especulativo acaba prejudicando muito a economia dos países que não conseguem controlar este fluxo de capitais. Muitas empresas aprenderam a produzir mais com menos gente, e para tal feito elas usavam novas tecnologias fazendo com que o trabalhador perdesse espaço.
Outsourcing:
É um processo usado por uma empresa no qual outra organização é contratada para desenvolver certa área da empresa. O outsourcing está intimamente relacionado com a subcontratação de serviços e é capaz de tornar uma empresa mais rentável, porque a contratação de empresas externas especializadas pode representar uma grande vantagem para a empresa contratadora.
Passou a ser aplicado a atividades mais importantes para empresa como design, manufatura, marketing, sistemas de informação e distribuição. Confere uma maior visibilidade dos custos e coloca mais recursos humanos e tecnologia ao dispor da empresa. Uma empresa utiliza a terceirização para obter uma redução de custo, ter acesso a recursos especiais, organização competitiva e estimular o crescimento de um negócio. Alguns pontos positivos do Outsourcing: enfoque renovado do negócio base; redução de riscos por confiar no trabalho do especialista contratado; melhoria dos níveis de serviços, habilidades e projetos; absorção de novas tecnologias; entre outros.
Entretanto os custos do outsourcing podem ser maiores do que imaginados, uma vez que, a terceirização pressupõe certo nível de dependência de pessoas que não conhecem o negócio e por esse motivo podem não apresentar um compromisso e motivação, logo a empresa que recorre ao outsourcing vê o seu negócio prejudicado. Pode resultar em corrupção, e ser usado como uma forma de desviar fundos de algumas organizações. Pode contribuir para a exploração e desumanização do trabalhador. Podendo haver também um aumento da probabilidade de demissões de trabalhadores.
Burguer King e sua Globalização:
Burguer King é uma rede de restaurantes especializada em fast-food, fundada nos Estados Unidos por James McLamore e David Edgerton, que abriram a primeira unidade em Miami, Flórida no ano de 1954. Dois homens que tinham experiência no ramo de restaurantes e acreditavam no conceito simples de oferecer refeições rápidas a preços razoáveis. Primeiramente o Burguer King vendia hambúrguer e milkshake por 18 cents, oferecendo ainda dois tamanhos de refrigerantes. Em 1957, foi lançado o famoso sanduíche WHOPPER custando apenas 37 cents, e que se tornaria o carro-chefe da rede Burguer King. Em 1961 os direitos de franchising nacional e internacional começaram a operar. Após dois anos, a rede inaugurou seus primeiros restaurantes internacionais em Porto Rico, e em 1975 sua primeira loja na Europa, na cidade de Madrid. Em 1983 a empresa resolve investir nas faculdades, abrindo sua primeira loja no campus da Northeastern University em Boston. A década de 90 começa com o lançamento do programa Burger King Kids Club, que recebeu mais de um milhão de inscrições em seus primeiros meses. Em 1993 a rede inaugura seu primeiro franchise na Arábia Saudita. A seguir foram inauguradas suas primeiras lojas em Israel, Oman, Rep. Dominicana, El Salvador, Peru e Nova Zelândia, contribuindo para a rede atingir 7.600 restaurantes em 56 países. A rede anuncia em 1999, uma grande reformulação em suas lojas e no logotipo da marca, começando na cidade de Reno, estado de Nevada. Finalmente em 2004 a rede chegou ao Brasil.
...