A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO DA PALAVRA E DAS SUAS VARIÁVEIS NO DESENVOLVIMENTO DA HISTÓRIA
Trabalho acadêmico: A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO DA PALAVRA E DAS SUAS VARIÁVEIS NO DESENVOLVIMENTO DA HISTÓRIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Herberthmuniz • 20/8/2014 • Trabalho acadêmico • 1.233 Palavras (5 Páginas) • 246 Visualizações
PASSO 01
1.1 SIGNIFICADOS DA PALAVRA ADMNISTRAÇÃO E SUAS VARIAVEIS NO DECORRER DA HISTÓRIA.
A palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister (subordinação ou obediência)
Administração é por em prática decisões de objetivos e utilizar recursos. O procedimento de administrar significa planejar, dirigir, organizar, coordenar e controlar organizações ou tarefas, e o objetivo é maior produtividade ou lucratividade.
O processo de administrar é garantir a realização de objetivos por meio da aplicação de recursos. O administrador precisa avaliar os objetivos propostos e desenvolver estratégias necessárias para alcança-los.
A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não lucrativa. Administração trata do planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram dentro de uma organização.
O administrador é a ponte entre os meios (recursos financeiros, tecnológicos e humanos) e os fins (objetivos). Como elo entre os recursos e os objetivos de uma organização, cabe ao administrador combinar os recursos na proporção adequada e para isso é necessário tomar decisões constantemente num contexto de restrições, pois, nenhuma organização por melhor que seja dispõe de todos os recursos e também a capacidade de processamento de informações do ser humano é limitado. Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração.
Assim, a administração é imprescindível para existência, sobrevivência e sucesso das organizações. Sem a administração, as organizações jamais teriam condições de existir e de crescer.
O administrador é responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do dia a dia de uma empresa. Ajudando a cumprir, definir e analisar as metas da organização, cuidando de todos os departamentos da empresa. Participando desde a seleção dos empregados até suas demissões; com contato com o sindicato de cada categoria. Podendo implementar na empresa melhorias, como benefícios para seus empregados, e planos de carreira.
Como administrador tendo sempre o dever de controlar a compra e venda de materiais para melhor controle de seu estoque. Cuidando também do fluxo de caixa da empresa, orçamentos, marketing, promoções, vendas de serviços ou produtos.
A Teoria Geral da Administração é o conjunto orgânico e integrado de teorias, hipóteses, conceitos e ideias a respeito da administração como ciência técnica ou arte. É o conhecimento das organizações e do processo de administra-las. É formada por princípios, proposições e técnicas em permanente elaboração.
Ou Seja, Teoria, em administração, significa um conjunto de conhecimentos organizados, produzidos pela experiência prática das organizações.
(CHIAVENATO, IDALBERTO – 2003 P. 11)
A Teoria geral da administração possui 5 variáveis: Tarefas, Estrutura, Pessoas, tecnologia, ambiente.
A administração possui as seguintes teorias:
1903 Teoria da Administração Científica - Taylor, Gilberth
1909 Teoria da burocracia - Weber
1916 Escola dos Princípios de Administração - Fayol
1932 Escola das relações Humanas - Mayo e Lewin
1947 Teoria das decisões - Simon
1951 Teoria dos Sistemas - Bertalanffy,Kast e Rosenzweig
1953 Teoria dos Sistemas Sociotécnicos - Emery e Trist
1954 Teoria Neoclássica da Adm - Newman, Druker
1957 Escola Comportamental da Adm - McGregor
1962 Escola do Desenvolvimento Organizacional - Bennis
1972 Teoria da contingência - Woodward,Laurence e lorsch
(FONTE: INTRODUÇÃO A TEORIA GERAL DA ADMNISTRAÇÃO)
As teorias mostradas acima surgiram como uma resposta para os problemas que as empresas enfrentavam e todas as teorias teve um êxito grande e foram bem sucedidas.
As teorias são utilizadas nos dias de hoje, e um bom administrador precisa conhece-las para poder ter alternativas para implantar na empresa.
No estudo de administração de empresas as cinco variáveis são componentes importantes para o estudo.
1. Ênfase nas tarefas: Teve inicio no começo do século XX pelo engenheiro americano Frederick Winslow Taylor, que deu origem a administração cientifica. Objetivo que Taylor buscava era aumentar a eficácia da indústria por meio de racionalização do trabalho operário e eliminar o desperdício e perdas sofridas na indústria e aumentar os níveis de produção. E as tarefas sejam cumpridas dentro dos prazos estabelecidos. E reduzir os custos da empresa. Cada operário tinha um método
...