TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA NA PRÁTICA DO ENDOMARKETING

Por:   •  25/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.257 Palavras (26 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 26

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA NA PRÁTICA DO ENDOMARKETING

CONTEXTUALIZAÇÃO/REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A partir da segunda metade do século XX, as empresas brasileiras iniciaram um processo de implantação e automação do setor de comunicação em suas estruturas. Um século antes, os Estados Unidos já se preocupavam com a comunicação empresarial. Com esta antecipação, as companhias norte-americanas se tornaram muito mais competitivas e com projeção mundial, diferentemente das brasileiras que engatinhavam em processos comunicacionais ultrapassados e ineficientes.

As áreas que hoje conhecemos como Relações Públicas e Assessoria de Imprensa foram os principais ingredientes para que o americano Ivy Lee criasse em 1906, um tipo de assessoria diferenciada. Esse misto de lobby, com uma assessoria profissional para “vender” a imagem do assessorado ou da organização foi o embrião do que hoje comumente chamamos comunicação corporativa no mundo dos negócios. De início, a comunicação interna não estava contemplada nesse modelo, até porque se tinha outro entendimento sobre ela nas empresas.

Segundo Gaudêncio Torquato (2002), ela realmente surgiu na Inglaterra durante a Revolução Industrial do século XIX, na necessidade de horizontalizar a relação entre patrão e empregados. Desta maneira surgiram as primeiras publicações voltadas para o público interno com intuito de acrescentar-lhes informações políticas sobre a empresa na qual trabalhavam. Ela resulta, sobretudo, da pressão que empregados explorados pelo governo ou por patrões sofriam. Não havia jornada de trabalho, as condições eram precárias e insalubres, não havia assistência sanitária, enfim, os empregados trabalhavam num regime de semiescravidão. Por isso, começaram a circular nas empresas, muitas vezes financiadas e apoiadas por grupos de empregados influentes, os panfletos de protesto. A contrafação disso foi a empresa também buscar se comunicar com o empregado.

As empresas ainda não se convenceram da sua importância para o negócio, como área estratégica tão ou mais importante do que a Assessoria de Imprensa. Comunicar-se com seus funcionários torna-se fundamental para o sucesso dos programas de produtividade e qualidade das campanhas de marketing, seja ele interno ou externo. Ter no funcionário um aliado e parceiro de todas as horas significa ter um elemento importante para a consecução dos objetivos da empresa como um todo. A comunicação interna cria uma “bolha de proteção empresarial”, pode-se assim dizer. É a auxiliadora nos momentos mais difíceis e a grande compartilhadora nas alegrias que a companhia pode passar.

Quando uma empresa consegue transmitir para seu público interno coerência entre discurso e prática, significa que adquiriu uma identidade própria, alinhando-se, com isso, aos seus princípios, valores e missão. Para uma empresa conquistar clientes, parceiros e ser reconhecida no mercado, dentre outras ações, é essencial trabalhar sua comunicação. A forma como você ‘fala’ para seus consumidores faz toda a diferença em como eles perceberão sua marca. Chamamos isso de imagem projetada (forma como você se coloca para o mercado e clientes) e imagem percebida (forma como os consumidores realmente veem a sua marca). A reputação da empresa vai depender da forma como os seus clientes enxergam a organização. No entanto, existem algumas ações e posicionamentos de marketing – que podem ser previstos em um planejamento estratégico – que podem induzir os consumidores a olharem para os pontos positivos que você deseja destacar.

Dentro do que chamamos de comunicação integrada, uma das formas de fazer isso é trabalhar o seu público interno. É a partir da relação entre o marketing - que visa satisfazer as necessidades e os desejos do público consumidor de determinado produto ou serviço - e a comunicação corporativa interna, que iremos voltar as atenções para o interior da organização.

O Endomarketing – ou Marketing Interno – depende de uma comunicação eficaz e foca suas forças na estrutura interna da organização, dando ênfase ao colaborador, com o intuito de satisfazer as partes envolvidas.

O Endomarketing parte do conceito de que os funcionários são um primeiro mercado, interno, para a organização. Se bens, serviços, comunicação planejada de Marketing, novas tecnologias e sistemas operacionais não puderem ser promovidos entre esse grupo alvo interno tampouco se pode esperar que o Marketing para os clientes finais, externos seja bem-sucedido (GRONROOS, 2003, p. 404).

De acordo com a ideia exposta por Grönroos (2003), considera-se fundamental que as ações desenvolvidas possam ser apresentadas aos funcionários que, nesta concepção, são o primeiro mercado. Posteriormente, trabalha-se com o mercado externo. Logo, é necessário primeiramente envolver os funcionários para que depois eles possam conhecer o que está sendo planejado, para ser oferecido ao mercado.

JUSTIFICATIVA

O interesse por este estudo surgiu mediante a situações cotidianas enfrentadas no ambiente de trabalho. É possível observar a quantidade de recursos empenhados em solucionar problemas ocasionados por falhas de comunicação, que poderiam ser revertidos em benefícios e investimentos tanto para os colaboradores, quando para a própria organização, se utilizados de forma preventiva. Este cenário motivou a escolha deste tema, que se avaliado de forma ampla pode simplificar a rotina administrativa.

OBJETIVO

Atualmente, observa-se que um dos maiores obstáculos impostos aos administradores de empresas é contornar falhas na comunicação. A aplicação e utilização do objeto de estudo (Comunicação Interna e Endomarketing), pode ser um grande aliado na divulgação e acesso às informações da organização pelos colaboradores, propiciando assim um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo, com funcionários mais motivados. Esta pesquisa visa entender a importância da comunicação interna na prática do Endomarketing, de forma que comprove-se que uma empresa que possui ferramentas ou técnicas adequadas para comunicação, pode transformar uma série de pequenos problemas em grandes soluções, aproveitando melhor recursos humanos e financeiros, obtendo melhores resultados e decolando em direção ao sucesso.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica e acadêmica, complementada por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.3 Kb)   pdf (98.4 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com