A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA PARA ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO
Por: Simone Adams • 2/5/2018 • Trabalho acadêmico • 837 Palavras (4 Páginas) • 141 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA PARA ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO
Mariany Baumgardt
Simone Adams
Resumo
Introdução
Nos últimos anos, a quantidade de dados gerados pela humanidade cresceu em todas as áreas (saúde, financia, farmácia e outros), devido a fatores como aumento do acesso a dispositivos eletrônicos e a popularização da internet. O mundo não apenas está mais cheio de informação como também a informação está se acumulando com mais rapidez. Em 1986, as calculadoras de bolso apresentaram cerca de 40% de toda a potência computacional. No ano 2000, apenas um quarto da informação armazenada no mundo era digital. Já em 2013, a quantidade de informações armazenadas no mundo era estimada em 1200 exabytes, dos quais menos de 2% eram analógicos. (Mayer-Schönberger e Cukier, 2013).
2. A tecnologia das informações
As ações humanas atuais geram dados que ficam registrados (por exemplo as pesquisas em sites como o Google), e por isso, há um grande armazenamento de dados vindo de diferentes meios, junto a maior velocidade de crescimento destas informações. Isto é chamado hoje de big data. “O big data é a capacidade de uma sociedade de obter informações de maneiras novas a fim de gerar ideias úteis e bens e serviços de valor significativo”. (Mayer-Schönberger e Cukier, 2013).
As técnicas de coleta e análise de grandes quantidades de dados ajudam a entender o mundo, e com isto, há a possibilidade de reconhecer padrões e comportamentos, utilizando tais informações para um fim específico. E com isso, otimizar os resultados nos processos dos negócios. Percebe-se que o big data relaciona-se com previsões e aplica a matemática nas quantidades de dados com objetivo de prever probabilidades. Estes sistemas funcionam por serem alimentados por altas quantidades de dados. (Mayer-Schönberger e Cukier, 2013).
Assim sendo, como Taurion (2013) discute que a aplicabilidade só é possível pelo tratamento desse volume de dados, que vem de variadas fontes e que demandam alta velocidade de processamento, na busca por um valor. Afinal, apesar da grande quantidade de informações, é ainda necessário que estas sejam filtradas, a fim de que o resultado da análise dessas informações tenha valor e aplicabilidade.
Por isso, os autores Mayer-Schönberger e Cukier, 2013, acreditam que os dados não são mais considerados estáticos e banais. Mas sim, matéria-prima dos negócios, podendo ser usados para criar uma nova forma de valor econômico, inovação e serviços. Ou seja, quando haviam quantidades menores de informações, a inovação era algo mais limitado, até acontecia mas de maneira lenta. Hoje, com aumento de escala de dados, há maior possibilidade de inovação e tal inovação se dá em tempo menor, o que é extremamente positivo.
2.1 Estratégias organizacionais baseadas no big data
O big data pode ser e é aplicado nas áreas de estratégias organizacionais, com relações estabelecidas entre marcas e pessoas nos ambientes digitais. A partir de dados brutos, é possível realizar análises para transformar em inteligência de marketing para lidar com os desafios para estratégias de marcas, negócios e relacionamento com consumidores em um ambiente de marketing competitivo e permeado pela tecnologia.
A competitividade no mercado faz com que a estratégia seja
...