A Importância da Contabilidade Industrial hoje
Trabalho acadêmico: A Importância da Contabilidade Industrial hoje. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aldo17 • 3/10/2014 • Trabalho acadêmico • 2.789 Palavras (12 Páginas) • 317 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Renato rodrigues
Porto Velho/Rondônia
2013
Renato rodrigues
Atividade de portfólio a ser apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de nota referente aos aspectos introdutórios conceituais importantes das ciências contábeis e outras áreas afins,ministradas no curso de Graduação em Ciências Contábeis.
Porto Velho/Rondônia
PORTO VELHO, RONDÔNIA.
06/05/2013.
Sumário.
1. Introdução.
2. Importância da contabilidade industrial na atualidade.
3. Sistema de acumulação de custo.
4. Custeio absorvição e custeio variável.
5. Definição de custos indiretos de fabricação e rateio destes custos.
6. Unidades equivalentes de produção.
7. Produtos acabados e produtos em processo e sua
a. Diferença no balanço patrimonial.
8. Formação de preço de vendas com base nos custos.
9. Tributos devidos sobre o faturamento mensal.
10. Margem de contribuição e ponto de equilíbrio.
11. Sistema de informação integrado na atividade da empresa e onde pode ser o auxilio.
12. Contabilidade gerencial e a interferência nas decisões de preço rentabilidade e gerenciamento do custo.
INTRODUÇÃO
A contabilidade industrial à Contabilidade Analítica ou de Custos. Esta trata e identifica no processo de produção os vários centros de custos que contribuem para o produto final. Custos de mão de obra, custos energéticos, custo da matéria prima e de bens subsidiários, custos de transportes, ou por outra via, os custos de cada fase da fabricação, como custos de produção, da tintagem, da embalagem, da comercialização, do marketing e etc. Através desta contabilização é verificado o custo final de produção para assim poder analisar até onde poderá reduzir o preço para que o produto torne-se mais competitivo.
CONTABILIDADE INDUSTRIAL
Dentre as atividades empresariais existentes há a industrial e como o objetivo da Contabilidade é manter o controle permanente do patrimônio das entidades surge a Contabilidade Industrial, que é uma ramificação da Ciência Contábil voltada para atender este ramo específico de atividade empresarial.
Partindo-se do entendimento que empresa é toda atividade econômica com fins lucrativos, a empresa industrial é aquela que se constitui com finalidade de exercer atividade industrial, ou seja, comprar matéria prima e outros e transforma-los em produtos acabados, com o objetivo de obter lucro. Como foi dito a atividade industrial caracteriza-se pela transformação de matérias-primas em produtos e através deste procedimento visa obter o lucro, para isto, ela deve exercer algumas funções supletivas, tais como:
1) Função Técnica, transformação dos materiais;
2) Função Mercantil, de compra de matérias-primas e vendas de produtos;
3) Função Financeira, de obtenção de financiamentos e aplicação de capitais;
4) Função Econômica, de aumento de seu patrimônio com lucros obtidos;
5) Função Social, de criação de empregos, bens e utilidades, etc.
SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS
O sistema de acumulação de custos tem por objetivos a identificação, a coleta, o processamento, o armazenamento e a produção das informações para a gestão de custos.
O tipo de sistema de acumulação de custos a ser adotado pela empresa é totalmente dependente do produto ou do serviço produzido, bem como do processo de produção empregado.
O sistema de acumulação de custos representa o aspecto do registro ou de escrituração das informações relativas à gestão de custos.
Os sistemas de acumulação de custos podem ser classificados quanto:
a) ao processo produtivo;
b) ao modelo de gestão.
Entre as etapas para a elaboração de um sistema de custos, cabe ao administrador conhecer o processo de produção, ou seja, o denominado “chão de fábrica”, para que, com base nesse conhecimento, possa estudar o melhor método de custeio a ser aplicado.
O esquema apresenta critérios de acumulação de custos, os quais podem ser por ordem, por processo, por atividade, previsionais ou por responsabilidade.
A Contabilidade de Custos é a parte integrante da Contabilidade. É muito difícil dissociarmos uma da outra. A Contabilidade de Custos é um instrumento disponível poderoso porque utilizam, em seu desenvolvimento os princípios, os critérios e os procedimentos
...