A PRODUÇÃO GRÁFICA - Processos de Impressão
Por: marcosfz • 20/11/2017 • Artigo • 860 Palavras (4 Páginas) • 210 Visualizações
DISCIPLINA DE PRODUÇÃO GRÁFICA –
PROCESSOS DE IMPRESSÃO
RESUMO
Neste artigo apresentarei as mais variadas formas de impressão, quantidades apropriadas e para que servem cada uma das impressões.
Palavras-chave: produção gráfica. Impressão. Papel.
INTRODUÇÃO
Para a elaboração de materiais com qualidade, temos que avaliar e projetar a melhor maneira desde quando começamos o trabalho, até a hora de sua impressão. Saber quais são os processos de impressão faz com que tenhamos um resultado final excelente e neste artigo veremos as mais variadas formas de finalizar o seu trabalho e tipos de impressão para então tirar o máximo de fidelização dos materiais.
Falaremos sobre impressão offset, rotogravura, tipografia, flexografia, tampografia, hot-stamp e impressão digital.
- PROCESSOS DE IMPRESSÃO
1.1 IMPRESSÃO OFFSET
O processo de impressão Offset é o mais usado pelas agências e pelas pessoas que precisam fazer a impresão em grande escala, tendo bastante custo benefício, além de aceitar os mais variados tipos de papeis.
O termo offset vem da expressão offset litography, que, ao pé da letra, significa litografia fora-do-lugar. Impressão feita de forma rápida e sem precisar de interfêrencia humana, apenas para ajustes da quantidade de tinta e água até encontrar a quantidade correta para a boa impressão.
São seus elementos fundamentais na produção do offset: a chapa, a blanqueta, o suporte, o cilindro de impressão, a tinta e a água.
[pic 1]
1.2 ROTOGRAVURA
A rotogravura é um processo de impressão para altas tiragens, além demoferecer uma alta definição no reusultado do material. Considerado para uso de materiais de luxo.
Matriz formada por cilíndros de cobre uniformes, gravado e cromado. A impressão é feita por um processo chamado eletromecânico, gravação por toques de diamantes insustriais.
Uma das impressões de maior custo faz com que as agências tenham poucos trabalhos feitos nesse tipo de processo, sendo utilizada na grande parte das vezes para rótulos de embalagens, revistas coloridas e outros impressos.
[pic 2]
1.3 SERIGRAFIA
Usada no Brasil a partir dos anos 70, a serigrafia é feita por telas de matrizes, que signica uma tela para cada tinta, sendo feito materiais com pouca tiragem.
Esse procedimento é feito em uma tela preparada, que na grande maioria é feita de nylon, posto sobre uma tela de madeira, alumínio ou aço, onde é passado a tinta através de um rodo, nas partes vazadas são as áreas de impressão e vedada nas áreas de não impressão.
[pic 3]
1.4 TIPOGRAFIA
Segundo Villas-Boas (2008) a tipografia foi a principal técnica de impressão durante quase 5 séculos, perdendo campo para o offset nos países centrais a partir dos anos 1940 e, no Brasil, a paetir da década de 1970.
Processo feito apenas através de letras de variados tamanhos e por impressão de tipos. Mais indicado para impressão de materiais sem recursos gráficos, apenas para materiais como notas, blocos, formulários e quando feito uma ilustração as cores são monocromáticas.
A impressão se dá por blocos feitos de metal com o caractere em relevo, sendo que são montados lado a lado para a formação do texto.
[pic 4]
1.5 IMPRESSÃO DIGITAL
Essa impressão é feita para materiais de pouca tiragem, sendo que é impressã numa impressora a laser, não necessitando de chapas, ou qualquer outro material, apenas é feita por dados digitais em enviados para impressora, mesmo processo de impressão dos materiais impressos em escritórios por impressoras comuns.
...