A Produção Textual Individual
Por: gfoliveira71 • 3/6/2024 • Trabalho acadêmico • 351 Palavras (2 Páginas) • 94 Visualizações
GESTÃO MERCADOLÓGICA
Produção Textual Individual
Resposta da 1ª Pergunta:
Na Gestão Mercadológica, a análise da concorrência é decisiva para o sucesso de qualquer empresa. Nessa perspectiva, identificar o(s) concorrente(s) direto(s) e indireto(s) no mercado é fundamental. O concorrente direto são empresas que oferecem produtos ou serviços extremamente similares, com faixas de preço e canais de distribuição semelhantes. Já os concorrentes indiretos diferenciam-se por não trabalhar o mesmo produto ou serviço, porém ambos competem pela atenção do mesmo público-alvo, buscando atender às mesmas necessidades de forma alternativa.
Um bom exemplo de concorrentes diretos são Samsung e LG, ambas disputam o mercado de televisores, com tecnologias inovadoras, produtos e preços semelhantes, em canais similares. Já como concorrentes indiretos podemos citar a Amazon com o Kindle (o leitor de livros digitais) e as Editoras de Livros físicos, ambas disputam o mesmo público, porém com produtos distintos.
Resposta da 2ª Pergunta:
No cenário atual, com a taxa básica de juros (Selic) a 10,50% ao ano, o setor automotivo brasileiro enfrenta um momento desafiador. Essa taxa de juros impacta negativamente as empresas de diversas maneiras em um efeito cascata, com redução de demanda, desaceleração da produção e aumento de custo.
O efeito cascata: A principal forma de adquirir um carro no Brasil é com o financiamento bancário, taxa elevada de juros encarece o crédito ao consumidor final, tornando o financiamento de veículos menos acessível. Com o poder de compra comprometido, as famílias diminuem a intenção de compras de veículos, especialmente os de valores mais altos, levando a queda na demanda por carros. A consequência da queda na demanda é a desaceleração da Produção, estoques elevados por causa da baixa procura nas concessionárias forçam a redução da produção. A redução da produção tem impactos negativos na capacidade de produção, altos estoques pressionam as montadoras a se adaptar e reduzir custos, e necessariamente a adequação na força de trabalho (nos empregados), levando a férias coletivas e a demissões, para adequar produção à menor demanda. O crédito mais caro também impacta às próprias empresas, as empresas também precisão financiar suas operações e o crédito mais oneroso, aumentam os custos e consequentemente diminui a lucratividade no setor.
...