A curva (ou limite) de oportunidades de produção
Seminário: A curva (ou limite) de oportunidades de produção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jfbraz • 1/4/2014 • Seminário • 253 Palavras (2 Páginas) • 562 Visualizações
A curva (ou fronteira) de possibilidades de produção (CPP) expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento do tempo. Trata-se de um conceito teórico com o qual se ilustra como a escassez de recursos impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção. Considere inicialmente as Alternativas de Possibilidades de Produção abaixo demonstradas:
Alternativa
A
B
C
D
E
F
Aço (milhões de toneladas)
0
15
18
22
26
34
Ferro (milhões de toneladas)
50
40
20
12
9
0
Esse quadro nos fornece as possibilidades de produção de uma planta que, por hipótese, pode produz apenas dois tipos de bens: ferro e aço. Considerando então os dados apresentados, indique a alternativa correta:
Caso a planta aumente a produção de aço de D para E, o custo de oportunidade em termos de ferro será de 3 milhões de toneladas de ferro.
B
O custo de oportunidade de se aumentar a produção de ferro de 20 para 40 milhões de toneladas é de 15 milhões de toneladas de aço.
C
O custo de oportunidade será igual a zero se a planta passar do ponto A para o ponto F, uma vez que ela continuará a produzir em uma situação de pleno emprego.
D
O custo de oportunidade de aumentar a produção de aço de 15 para 22 milhões de toneladas será de 40 milhões de toneladas de ferro.
E
Não há que se falar em custo de oportunidade quando são apresentados dados referentes alternativas de possibilidade de produção ou curva de transformação.
...