A definição eo papel do almoxarifado
Artigo: A definição eo papel do almoxarifado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paaularb • 1/5/2014 • Artigo • 270 Palavras (2 Páginas) • 487 Visualizações
almoxarifado está diretamente ligado à movimentação ou transporte interno de cargas, e não se pode separá-lo. Os equipamentos e sistemas utilizados para a armazenagem têm influência direta na produtividade industrial.
Um método adequando para estocar matéria-prima, peças em processamento e produtos acabados permite diminuir os custos de operação, melhorar a qualidade dos produtos e acelerar o ritmo dos trabalhos. A importância destes fatores cresce com o aumento da concorrência nos diferentes setores.
O almoxarifado pode ser definido como um lugar designado a guardar e conservar os materiais, podendo ser em um local coberto ou não, dependendo do tipo de material que será estocado, tem ainda a função de reservar espaços onde permanecerá cada item aguardando a necessidade do seu uso, estabelecendo a sua localização, equipamentos e disposição interna dependentes da política geral de estoques da empresa.
Um sistema correto de almoxarifado influi no aproveitamento da matéria-prima e dos meios de movimentação. Além de evitar a rejeição de peças por efeito de batidas e impactos, reduz as perdas de material no manuseio e impede outros extravios de qualquer natureza. A economia nos custos de material reflete proporcionalmente sobre os produtos acabados ou semiprocessados.
O almoxarifado também deve assegurar que o material adequado, na quantidade certa, estará no local e horários certos, quando for necessário, por meio da armazenagem de materiais, de acordo como as normas adequadas, procurando conservar a qualidade e as quantidades exatas.
Um almoxarifado eficiente depende de alguns fatores como: a redução das distâncias internas percorridas pela carga e do conseqüente aumento das viagens de ida e volta, do aumento do tamanho médio das unidades armazenadas e da melhor utilização de sua capacidade volumétrica.
...