A propaganda institucional
Por: Maísa Brisighello • 24/5/2016 • Trabalho acadêmico • 3.772 Palavras (16 Páginas) • 1.658 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO FAE
ANA CLÁUDIA MENDONÇA
MAÍSA PORTO BRISIGHELLO
PROPAGANDA INSTITUCIONAL
A SUSTENTABILIDADE DA EMPRESA NATURA
São João da Boa Vista/SP – 2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO FAE
ANA CLÁUDIA MENDONÇA
MAÍSA PORTO BRISIGHELLO
PROPAGANDA INSTITUCIONAL
A SUSTENTABILIDADE DA EMPRESA NATURA
São João da Boa Vista/SP – 2015
RESUMO
A propaganda institucional, é um anúncio pago com a capacidade de mudar a opinião pública, formar uma reputação e de provocar uma atitude favorável a empresa, sem que para isso se apresente o produto ou serviço. … considerada por alguns autores como propaganda de relações públicas porque está justamente numa área onde a propaganda e as relações públicas trabalham em sintonia.
Esse tipo de campanha caracteriza-se por conceituar a empresa, fixar sua imagem, informar seu seguimento de atuação, objetivando o estabelecimento e reconhecimento de sua marca. (LUPETTI, 2001, p. 112).
Podemos perceber que não quer, aparentemente, vender nada e, sim, criar simpatia. Outra característica desse tipo de propaganda (institucional ou de RP) é que ela fala com todos os públicos de uma empresa: empregados, acionistas, comunidade, fornecedores, distribuidores, consumidores, concorrentes e com o público em geral. (PINHO, 1990, p. 160)
INTRODUÇÃO
A PROPAGANDA INSTITUCIONAL
E SEUS PROPÓSITOS
A Propaganda Institucional é uma forma de publicidade que visa a disseminação de idéias no intuito de moldar e influenciar a opinião pública, motivando comportamentos desejados por uma instituição ou provocando mudanças na imagem pública desta instituição. Neste sentido, a Propaganda Institucional tem servido em muito para que sejam atingidos os objetivos das Relações Públicas, quer sejam o de criar no público um estado de confiança nas instituições, o qual se refletirá no futuro em suporte e apoio da população a estas instituições.
CONCEITO DE UMA CAMPANHA INSTITUCIONAL:
A Propaganda Institucional é uma forma de publicidade que não se refere ao produto em si, e sim à empresa ou instituição, visando à disseminação de ideias no intuito de moldar e influenciar a opinião pública, motivando comportamentos desejados por uma instituição ou provocando mudanças na imagem pública desta instituição, pode ser um instrumento eficaz para a criação de uma imagem positiva para determinada organização.. Fala-se da sua importância para a sociedade, dos empregos que ela gera, da sua contribuição para o progresso do país, enfim, das coisas boas que a empresa faz. É utilizado para criar no público um estado de confiança nas instituições, o qual se refletirá no futuro em suporte e apoio da população a estas instituições.
Para fazer uma campanha institucional é preciso fazer que a opinião do público seja favorável, é necessário despertar no target maior interesse para questões em discussões (agenda Setting), principalmente manter este público informado e fazendo com que ele desenvolva um elevado grau de confiança na instituição a qual é veiculado ou apresentado. Ou seja, fortalecendo e agregando valores à empresa. A propaganda institucional promove a imagem da organização de maneira a criar identificação do receptor;
Deve se levar em consideração: ética, transparência, target, mídias usadas, formato do conteúdo, disposição da propaganda, critérios de arte e criação;
É necessário utilizar o logo, um texto elucidativo (baseado nas missões, visões e valores da empresa), e uma assinatura (o logo já citado ou um slogan);
O objetivo de uma propaganda institucional é influenciar a opinião pública sobre um determinado tema. Por exemplo: fazer o público a tomar determinadas ações com base nas visões da empresa. Na segunda guerra mundial, houve uma campanha dizendo: “defenda a liberdade americana”.
MODIFICANDO A IMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO
Diversos motivos podem levar a imagem de uma instituição ao desgaste ou à antipatia da opinião pública, desde a divulgação de irregularidades ou descontroles nas organizações em questão ou mesmo a total ausência de justificativas à sociedade nas quais está inserida a instituição, até mesmo a divulgação e o uso de material publicitário contrário à instituição.
Surgindo então na organização a necessidade de modificar, de algum modo, a imagem da instituição, a propaganda institucional geralmente surge como uma importante ferramenta neste processo de retomada de uma imagem positiva.
Surgimento da Propaganda Institucional
Antes da Segunda Guerra Mundial, a publicidade restringia-se aos anúncios de produtos, em geral com a clara preocupação de demonstrar a eficiência de tais produtos por meio de explicações detalhadas sobre o funcionamento dos mesmos. Contudo, com o início da Segunda Guerra Mundial e, sobretudo, com o engajamento dos Estados Unidos da América no conflito, o parque industrial americano foi convocado a auxiliar nos esforços de guerra, utilizando-se de sua mão-de-obra e maquinaria para a produção de itens de uso por parte das Forças Expedicionárias. Tal fato despertou em muitos empresários a necessidade de manter suas marcas, o nome de suas indústrias e de seus produtos, na memória do povo americano. Não se sabia quanto tempo iria durar a guerra e, neste tempo todo em que determinadas marcas ou nomes de empresas simplesmente desapareceriam das prateleiras, fazia-se necessário desenvolver uma estratégia de publicidade que ajudasse a manter a marca e o nome destas empresas em destaque, mesmo que seus produtos não mais chegassem ao consumidor até que se findasse o conflito. Desta forma nasceu a Propaganda Institucional, que neste primeiro momento visava justamente a manutenção da imagem já conquistada por aquelas empresas junto à opinião pública.
...