ANALISE FINANCEIRA
Exames: ANALISE FINANCEIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RAFAELBMO1503 • 17/5/2014 • 414 Palavras (2 Páginas) • 589 Visualizações
ATPS
Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras
ETAPA 3 e 4
Cálculos e Análises Horizontais do balanço
Método Dupont
Termômetro de Insolvência
Ciclo Operacional e Financeiro
Relatório Geral sobre a situação da Empresa
Natura Cosméticos S/A
Relatório Geral
De acordo com as análises dos índices econômicos e financeiros da empresa Natura em referência aos anos 2009 e 2010, bem como a interpretação da análise horizontal do Balanço Patrimonial, da DRE, do Método Dupont, Termômetro de Insolvência e o Ciclo Operacional e Financeiro, apresentamos um relatório circunstanciado, interpretando e concluindo sobre a evolução da saúde econômica, financeira e patrimonial da empresa no período citado acima destacando as seguintes informações:
Através dos cálculos efetuados pelo Método Dupont, foi identificado à potencialidade de enriquecimento da empresa no futuro. Pois neste caso o retorno sobre o ativo do ano 2009 para o ano de 2010, teve um aumento de 17,73%, observando uma eficiência do patrimônio total da empresa, que no último ano foi de 51.85%, devido ao aumento da conta de receitas líquidas que foi de 21,09% de um ano para o outro.
No Termômetro de Insolvência método criado por Stephen Charles Kanitz em 1974, diz que as empresas com índice de 1 a 5 estão bem (solventes), as empresas com índices de -3 a 0 estão a caminho da falência (penumbra) e por fim abaixo de - 4, estão mal (Insolvência) próximas a falência. Portanto a partir dos índices calculados, a empresa, demonstrou estar bem, pois apresentou um indice de 3,80 em 2009 e no ano de 2010 houve um aumento 0,79% , ou seja, um fator maior que zero, demonstrando menores riscos de quebra e falência. Esse aumento ocorreu devido o crescimento de 8,79% do seu lucro líquido de um ano para o outro. E os seus índices de líquidez de curto, médio e longo prazo, tiveram uma eficiência por arcar com todas as suas dívidas e ainda lhe restar recursos para investimentos futuros, mesmo a empresa apresentando um aumento de suas obrigações.
Na análise do Ciclo Operacional e Financeiro da empresa verifica se com os cálculos e análises o tempo entre a compra de matéria prima e recebimento de vendas é de 162 dias, logo, nessas condições a empresa tem uma necessidade de capital de giro para operar por 80 dias. Caso ela possua recursos do no seu capital circulante líquido terá folga financeira, caso contrário deverá contrair empréstimos externos para arcar com as suas despesas.
...