AS PRANCHAS ANATÔMICAS
Por: 123456778910 • 11/11/2021 • Trabalho acadêmico • 1.889 Palavras (8 Páginas) • 200 Visualizações
[pic 1]
LEONARDO DAINEZ FIOCHI BRITO RA:N726AG8
MATHEUS BRAZ GONÇALVES RA:G334GH2
MATHEUS JULIO DE OLIVEIRA RA:G348745
MARIA LUIZA ANJOS DE MELO RA: G343ED4
MARKUS VINICIUS DOMINGOS SILVA RA:N716BJ4
PRANCHAS ANATÔMICAS
SÃO PAULO
2021
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
GRADUAÇÃO DO CURSO DE FISIOTERAPIA.
LEONARDO DAINEZ FIOCHI BRITO
MATHEUS BRAZ GONÇALVES
MATHEUS JÚLIO DE OLIVEIRA
MARIA LUIZA ANJOS DE MELO
MANOELA LOPES ALVES
MARKUS VINICIUS DOMINGOS SILVA
PRANCHAS ANATÔMICAS
Trabalho da disciplina de Práticas Supervisionadas (APS), ministrada pelo Professor: Cássio Marcos. Orientador: CASSIO MARCOS.
SÃO PAULO
2021
Sumário
- RESUMO.....................................................................................................3
2.0
INTRODUÇÃO....................................................................................................4
2.1 SISTEMA ESQUELÉTICO..........................................................................5
3.1 Esqueleto Axial ......................................................................5
3.2 Esqueleto Apendicular .............................................................................6
4.0 ARTICULAÇÕES........................................................................................7
5.0 MUSCÚLOS................................................................................................8
6.0 CONCLUSÃO.............................................................................................9
7.0 REFERÊNCIAS.........................................................................................10
1.0 RESUMO
A anatomia do aparelho locomotor, ou também conhecido como sistema locomotor. é composto por sistemas presentes no corpo humano, sendo eles, o sistema esquelético, os músculos e as articulações, estes sendo conjuntos de compêndio importância para garantir a mobilidade de um indivíduo. É de suma importância a inteiração dos futuros profissionais e profissionais da área da saúde o conhecimento desses sistemas para poder aplica-los no cuidado da sociedade, sendo esse, o objetivo central do trabalho, promover conhecimento aos acadêmicos sobre as estruturas que formam o corpo humano, a metodologia de pesquisa foi realizada através livros anatômicos, fisiológicos e sites educativos. Propõe-se, dessa maneira, que após a leitura do trabalho os leitores saibam identificar os sistemas presentes no corpo humano e suas especificidades.
Palavras-chaves: Anatomia do Aparelho Locomotor, mobilidade, inteiração e sociedade.
2.0 INTRODUÇÃO
O aparelho locomotor é constituído por ossos, músculos e articulações, esses três órgãos são unidos pra promover a locomoção do corpo e sustentação do corpo, o aparelho locomotor não é independente ele depende de sistemas, por exemplo o sistema nervoso para controle do movimento, os músculos, ao ligarem-se aos ossos e ao contraírem-se, são responsáveis pelo movimento e deslocação corporal, e manter unido os ossos em posições específicas.
Já o esqueleto humano é formado por ossos e cartilagens, e para algumas pessoas tem 206 ossos pois não contam o da orelha, e para outras pessoas tem 212 ossos, tudo isso no adulto, variando com o seu tamanho e forma, sendo alguns longos, como o úmero ou o fémur, outros planos e lisos, como o das costelas, ou ainda curtos e com dimensões semelhantes, como os do carpo e do tarso, havendo também ossos irregulares, como os das vértebras. O sistema esquelético serve para suporte e proteção dos órgãos como coração, pulmão e cérebro.
O músculo é o órgão mais adaptável, pois consegue modificar o seu conteúdo e a sua forma em frações de segundo, quando não é usado ele pode atrofiar diminuindo sua força, mas é uma coisa reversível com algum exercício adequado ele pode voltar ao normal.
2.1 SISTEMA ESQUELÉTICO
O sistema esquelético é formado pelo esqueleto: ossos, cartilagem, tendões, articulações, ligamentos, e medula óssea. Os ossos por sua vez, são considerados órgãos por conta de sua composição, sendo formado pelo tecido ósseo: tecido que consiste de células separadas por uma matriz extracelular, o osso tem componentes orgânicos (colágeno) contribuindo para a flexibilidade e resistência, além de componentes inorgânicos (sais minerais que invadem a matriz óssea, tornando o tecido ósseo mais rígido) os ossos também são pontos de fixação dos músculos e armazenam minerais.
A cartilagem está presente na formação dos ossos na vida intrauterina e logo após o nascimento, ao desenvolvimento do indivíduo são substituídos por tecido ósseo; no corpo humano encontramos cartilagens presentes no nariz, joelhos, tornozelos, orelhas, dentre outras partes do corpo.
Tendões ligam os músculos aos ossos, auxiliando no movimento do corpo, Articulações junção entre dois ou mais ossos e também permite mobilidade. Ligamentos formados por tecidos fibrosos são estruturas que mantém as articulações juntas. Medula óssea é existente no interior dos ossos longos, possuindo células tronco hematopoiéticas produzem hemácias/glóbulos vermelhos, leucócitos/glóbulos brancos e plaquetas.
...