ATIVIDADE DO AUTO-GOVERNO OUTSOURCING
Projeto de pesquisa: ATIVIDADE DO AUTO-GOVERNO OUTSOURCING. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silviafassis • 5/10/2014 • Projeto de pesquisa • 747 Palavras (3 Páginas) • 314 Visualizações
ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO
TERCEIRIZAÇÃO
1 INTRODUÇÃO
Com um mundo cada vez mais competitivo, as empresas têm buscado a maior eficiência e produtividade possíveis, para isso, o foco na atividade-fim é primordial. Para garantir esse foco, as empresas têm delegado a terceiros as atividades consideradas “de suporte”, ou seja, aquelas que são necessárias, mas não têm relação com a atividade principal da empresa, realizando assim, a terceirização dessas atividades. Diante disso, podemos definir terceirização como sendo o processo em que uma atividade-meio executada por uma empresa é repassada a terceiros para que ela possa concentrar-se em sua atividade-fim.
Para que a empresa possa optar pela terceirização (outsourcing), é necessário que primeiro se faça um planejamento estratégico, onde poderá verificar quais atividades podem ser terceirizadas, quais empresas irão realizar o trabalho e todas as outras questões, para que as desvantagens deste processo não sejam maiores que as vantagens.
2 DESENVOLVIMENTO
A empresa BM Restaurantes LTDA, estabelecida à Rua São Paulo, nº 2.164, Bairro de Lourdes, em Belo Horizonte, Minas Gerais, tem como atividade principal o ramo de restaurantes e similares e optou por terceirizar o serviço de entrega efetuada em motocicleta (motoboy) e o serviço de manobrista.
Esta empresa atua no ramo de restaurantes e é especializada em comida japonesa e além do estabelecimento aberto ao público, que tem serviço de manobrista para os clientes, ainda realiza entregas em domicílio, o delivery. Tendo em vista sua atividade principal, a empresa não poderia perder o foco na mesma, por isso optou pela terceirização. Para isso, ela fez diversas pesquisas para saber qual o melhor parceiro que lhe daria garantias de maior eficiência e eficácia na gestão do negócio.
Com o serviço terceirizado de motoboy, a empresa teve uma redução nos custos operacionais, e nos desperdícios tendo em vista que o serviço é prestado por profissionais especializados e treinados para tal. Não há a preocupação com reparo e manutenção das motocicletas, aquisição de veículos novos, abastecimento com combustível, pagamento de impostos e taxas (IPVA, DPVAT, Taxa de Licenciamento), multas de trânsito que possam vir a ocorrer e prejuízos em caso de acidentes, visto que a responsabilidade é da empresa contratada. Toda a manutenção de funcionários fica a cargo desta empresa, assim, se um motoboy não comparecer para a execução de seu trabalho, a empresa fica obrigada a enviar outro e se não fosse desta forma, a equipe iria ficar desfalcada, comprometendo o serviço de entrega. A preocupação com a habilitação em dia, com o treinamento, ainda mais depois das novas regras estabelecidas para a profissão, não fazem parte da rotina da BM Restaurantes e sim da empresa contratada.
Com tudo o que foi apresentado acima, pode-se perceber que a empresa ganhou em melhoria no sistema de gestão, uma vez que houve um estudo para o custeio da terceirização e ganhou em rentabilidade, já que todos os custos operacionais ficam a cargo da empresa contratada, assim ela pode investir na compra de alimentos, utensílios, bebidas, na capacitação de seus funcionários, tudo para atender
...