TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONTABILIDADE BASICA

Dissertações: ATPS CONTABILIDADE BASICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  2.427 Palavras (10 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 10

ATPS “CONTABILIDADE BÁSICA”

Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina de Contabilidade Básica no Curso de. .Processos gerenciais da Anhanguera, turma.. 3º semestre sob a orientação do Prof.(a).Me. Hugo David Santana, e Tutor(a) Jorge Vidotti.

São Caetano do sul – SP

ABRIL/2014

Etapa 1, Passo 2

1- O que é Contabilidade?

É o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões, assim, é uma ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do Patrimônio da empresa tanto de ordem econômica quanto financeira, ela é a linguagem dos negócios.

O nome Contabilidade deriva do uso das contas contábeis. De acordo com a doutrina oficial brasileira, a contabilidade é uma ciência social, da mesma forma que economia e a administração. Os profissionais de contabilidade são chamados de contabilistas, e aqueles que concluem os cursos de nível Superior de Ciências Contábeis recebem o diploma de bacharel em Ciências Contábeis. Afim de receberem a titulação de Contador, devem se submeter ao Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade.

2- Quais os objetivos da Contabilidade?

È o de permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação de situação econômica e financeira de uma dada entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.

Os usuários da contabilidade têm interesse nos dados das empresas. Esses dados, normalmente, são os elementos que constam nos Relatórios Contábeis (resumos periódicos e ordenados, por exemplo) que abrangem informações econômico-financeiras como as referentes ao Patrimônio, ao Capital, às receitas e às despesas, ao Fluxo de Caixa, etc.

3- Quem são os usuários da contabilidade?

È qualquer pessoa (física ou jurídica) que tenha interesse em conhecer dados (normalmente fornecidos pela contabilidade) de uma dada entidade, seja ela uma empresa, órgão público ou mesmo uma pessoa ou grupo de pessoas (uma família, por exemplo).

Os usuários podem ser internos (gerentes, diretores, administradores, funcionários em geral) ou externos à empresa (acionistas, instituições financeiras, fornecedores, governo, sindicatos).

Na verdade, funcionários são usuários internos que, pela contabilidade, sabem, por exemplo, se a empresa pode pagar seus salários e se eles têm espaço de crescimento nela.

4- Por que a Contabilidade é importante para toda empresa?

Porque através dela a empresa sabe o valor de seus ativos, passivos, receitas, custos e despesas, a rentabilidade e lucratividade do negócio, produtividade da mão de obra e através disso, pode realizar um bom planejamento tributário, é responsável pelo departamento fiscal e contábil. A partir de informações contábeis corretas, é possível gerar relatórios ou demonstrativos que possibilitem a tomada de decisão por parte dos gestores, que analisa onde há mais gastos, podendo diminuir alguma despesa ou fazer novos investimentos, nos relatórios técnicos onde tem a dificuldade de entendimento dos gestores ela auxilia a alta direção no entendimento e no rumo do processo decisório.

Algumas vantagens de uma contabilidade adequada;

- Oferecer maior controle financeiro e econômico à entidade,

- Facilitar acesso às linhas de crédito com bancos e fornecedores,

- Provar aos sócios a verdadeira situação patrimonial,

- Demonstração do Resultado do Exercício,

- Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados,

- Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos,

- Balanço Patrimonial,

Portanto, a contabilidade é um instrumento necessário para todas as entidades e também para as pessoas físicas ajudando no processo de toda decisão de pequenos e grandes negócios.

Etapa 2, Passo 4

PATRIMÔNIO É um conjunto de Bens, Direitos e Obrigações de uma pessoa, avaliado em moeda.

Bens – são coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas e suscetíveis de avaliação econômica.

Sob o ponto de vista contábil, pode-se definir como Bem tudo aquilo que uma empresa possui, seja para uso, troca ou consumo.

Os bens podem ser;

- Tangíveis são aqueles que têm forma física, são palpáveis, ex: veículos, imóveis.

- Intangíveis são bens incorpóreos, isto é, não palpáveis, não constituídos de matéria (as marcas, ex: Nike) e as patentes de invenção (documentos pelos quais o Estado garante a uma pessoa ou empresa o direito exclusivo de explorar uma invenção).

- Imóveis são aqueles vinculados ao solo, que não podem ser retirados sem destruição ou danos, ex: edifícios.

- Móveis são aqueles que podem ser removidos por si próprios ou por outras pessoas, ex: animais.

Direitos – constituem Direitos para a empresa todos os valores que ela tem a receber de terceiros (terceiros, no caso, são os clientes, os fregueses da empresa).

Esses direitos geralmente aparecem com os nomes dos elementos seguidos da expressão a Receber, exemplos: Duplicatas a receber, Promissórias a receber, Aluguéis a receber.

Obrigações – constituem Obrigações para a empresa todos os valores que ela tiver a pagar para terceiros (terceiros, neste caso, são os fornecedores, isto é, as pessoas que vendem para a empresa).

Essas obrigações geralmente aparecem com os nomes dos elementos seguidos da expressão a Pagar, exemplos: Duplicatas a pagar, Salários a pagar, Impostos a pagar.

Aspectos Qualitativo e Quantitativo do Patrimônio

O Patrimônio é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com