ATPS: Embalagem: função e valores logísticos
Seminário: ATPS: Embalagem: função e valores logísticos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Brunoooo • 21/11/2013 • Seminário • 468 Palavras (2 Páginas) • 358 Visualizações
ETAPA 2
PASSO 1 – EMBALAGEM: FUNÇÃO E VALORES LOGÍSTICOS.
1 - IMPORTÂNCIA DA EMBALAGEM
A embalagem tem se tornado um item fundamental diante das pessoas e principalmente das atividades das empresas.
A criação da embalagem tem acompanhado não somente o desenvolvimento humano, mas como também das empresas, por conta da necessidade de armazenar alimentos, visando à sobrevivência e a qualidade dos produtos produzidos.
Para a logística, a embalagem é um item imprescindível nos dias atuais, pois possui um relacionamento com todas as áreas, tendo a necessidade em atingir o objetivo logístico de disponibilizar as mercadorias no tempo certo, nas condições adequadas ao menor custo possível, principalmente na distribuição internacional.
Pode-se afirmar que para um profissional da área de distribuição há uma grande necessidade de que as embalagens sejam classificadas, como forma de proteger o produto na movimentação. Já para o profissional de marketing afirma que a embalagem é muito mais uma forma de apresentar o produto, visando atrair os clientes e aumentar as vendas, do que uma forma de protege-lo.
2 – FUNÇÕES DA EMBALEGEM
As principais funções da embalagem são: contenção, proteção e comunicação.
A contenção refere-se à função de conter o produto, de servir como receptáculo, por exemplo, quando ocorre do produto vazar da embalagem, esta função não foi cumprida. O grau de eficiência da embalagem nesta função depende das caracteristicas, realizando o investimento necessário para tal.
A função de proteção, possibilita o manuseio do produto ate o consumo final, sem que ocorra danos na embalagem, e/ou produto. Tambem com relação a esta função deve-se estabelecer o grau desejado de proteção.
Alguns dos principais riscos aos quais as embalagens estão submetidas são: choques, aceleração, temperatura, vibração, compressão, oxidação, perfuração, esmagamento, entre outros.
E a função de comunicação é a que permite levar a informação, utilizando diversas ferramentas, como simbolo, impressões, cores, RFID¹ (Radio Frequency Identification). Nas embalagens primárias, esta função ocorre diretamente com os consumidores finais, trazendo informações sobre a marca e produto.
3 - PLANEJAMENTO DA EMBALAGEM
Diante do planejamento da embalagem, a interação desse matarial com as operações logisticas, deve iniciar-se no planejamento da embalagem, pois nesta etapa são definidos os aspectos fundamentais que irão influenciar todo o processo, como: dimensões, tipo de material, design, custo e padronização.
Estes aspectos são fundamentais para o planejamento e eficiencia no armazenamento e transporte do produto.
Existem prioridades diferentes de acordo com o tipo de produto que será acondicionado, e do tipo de embalagem, sendo essa destinada para o consumo ou industrial (transporte). Entretanto, para ambas as partes é essencial que verifique nesta etapa do planejamento, quais serão as condições de manuseio, armazenagem e de transporte a que se submeterão.
A falta do planejamento ou um planejamento deficiente,
...