Embalagem: Funções E Valores Da Logística.
Trabalho Universitário: Embalagem: Funções E Valores Da Logística.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wma50 • 23/9/2013 • 731 Palavras (3 Páginas) • 486 Visualizações
Reversa: meio ambiente e produtividade
O ciclo dos produtos na cadeia comercial não termina quando, após serem usados pelos consumidores, são descartados. Há muito se fala em reciclagem e reaproveitamento dos materiais utilizados. Esta questão se tornou foco no meio empresarial, e vários fatores cada vez mais as destacam, estimulando a responsabilidade da empresa sobre o fim da vida de seu produto.
Numa visão ecológica, as empresas pensam com seriedade em um cliente preocupado com seus descartes, sendo estes sempre vistos como uma agressão à natureza. Desta forma surge uma Logística Verde baseada nos conceitos da logística reversa do Pós-consumo.
Numa visão estratégica, a preocupação fica por conta do aumento da confiança do cliente, com políticas de Logística Reversa do Pós-venda ou Administração de Devoluções. Desta forma a empresa se responsabiliza pele troca imediata do produto, logo após a venda.
Outro foco dado à logística reversa é o reaproveitamento e remoção de refugo, feito logo após o processo produtivo.
Aplicação da logística reversa – um estudo de caso
Uma empresa é uma unidade econômica, onde são reunidos e combinados fatores de produção, desenvolvendo um produto com o objetivo de lucro. Através desta definição, nota-se que uma empresa para desenvolver suas atividades, segue um padrão: entrada – matéria- prima, processo – processo produtivo propriamente e saída – produto acabado, disponível para comercialização. Os empresários pensam em todas as fases deste processo, porém, deixam a desejar no que se refere, às operações de logística da empresa, pois de nada adiantará ter um processo produtivo com a mais alta tecnologia, se não conseguir entregar o produto ao cliente final dentro de um prazo estabelecido como correto. Com o mercado cada vez mais globalizado, ligado às questões ambientais, faz-se necessário atentar a logística reversa, conhecida também por reversível, reversa ou verde. Tomamos por base o município de Valentim Gentil-SP, que possui uma grande quantidade de empresas moveleiras, de micro, pequeno e médio porte, responsável pela geração de emprego e renda desta microrregião, onde buscamos identificar entre as empresas filiadas à ACIV – Associação Comercial e Industrial de Valentim Gentil, quais empresas conhecem e já adotam a logística reversa e quais ações ambientalmente corretas são empregadas em seus processos produtivos. Este artigo busca auxiliar o empresário, no processo decisório da implantação da logística reversa, de modo que esta ação passe a ser um diferencial para contribuir na maximização de resultados das empresas que compõe o setor moveleiro no município acima citado.
A logística aduaneira como ferramenta estratégica – um estudo de caso de importação
O mundo econômico atual obriga a sociedade ser cada vez mais interativa, dinâmica e evolutiva, o que exige das empresas a busca pela fidelização dos seus clientes. E de nada adianta entregar o bem se o consumidor final não ficou encantado. Nas operações logísticas devemos ter isso em mente: não basta fazer o transporte, armazenagem e entrega – é preciso fazer algo a mais.
E como o ciclo dos produtos ficou mais
...