ATPS - Objetivo de produção de relatório – Comportamento Organizacional
Seminário: ATPS - Objetivo de produção de relatório – Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sashim • 31/5/2014 • Seminário • 2.073 Palavras (9 Páginas) • 372 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA
ADMINISTRAÇÃO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CAMPUS TATUAPÉ (TP) – UNIBERO
ABRIL/ 2013
SÃO PAULO - SP
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Atividade Prática Supervisionada
ATPS - Objetivo de produção de relatório – Comportamento Organizacional
Tutor on-line: Prof° Fabiana Cristina Sander - Comportamento Organizacional
ABRIL/2013
SÃO PAULO – SP
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------------------- pág. 4
CAPÍTULO 1 -------------------------------------------------------------------------------- pág. 5
DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL--------------------- pág. 5
DEFINIÇÃO DE C.O. SEGUNDO AUTORES----------------------------------------- pág. 5
QUADRO COMPARATIVO SISTEMA ABERTO------------------------------------ pág. 5
QUADRO COMPARATIVO SISTEMA FECHADO---------------------------------- pág. 6
CAPÍTULO 2 -------------------------------------------------------------------------------- pág. 6
PESQUISA SOBRE CONCEITO DE INOVAÇÃO----------------------------------- pág. 6
CONSIDERAÇÕES DE INOVAÇÃO (SEGUNDO PESQUISA) ------------------ pág. 8
CAPÍTULO 3 -------------------------------------------------------------------------------- pág. 8
CAPÍTULO 4 -------------------------------------------------------------------------------- pág. 9
DEFINIÇÕES DE PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO------------------------------- pág. 9
CONCLUSÃO------------------------------------------------------------------------------- pág.10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS---------------------------------------------------- pág.11
INTRODUÇÃO
Atualmente vivenciamos tipos de gerenciamento com diferentes valores, considerando princípios adaptados as inovações do mercado atual. Ocorre ainda à disponibilização de ferramentas para melhor desempenho da estrutura, aumentando assim, a satisfação dos colaboradores.
Fatores como Percepção, Atitudes, Valores, Diversidade, Assédio Moral, Estruturas e Processos de Grupos, que acabam sendo primordiais para que estas organizações sirvam de modelo de gestão e superem as expectativas.
Assim, gestores devem estar em sintonia com sua equipe, com a cultura organizacional e com o modo de interação (relacionamento interpessoal), para obterem os melhores resultados.
CAPÍTULO 1
1.1 Definição de Comportamento Organizacional
O Comportamento Organizacional consiste no estudo do comportamento humano, focados em ações e atitudes dos indivíduos. As empresas investem em seus colaboradores, dando incentivos como:
• Criação de um ambiente favorável, investindo na qualificação do indivíduo, ajudando o colaborador a estabelecer uma harmonia entre sua vida profissional e pessoal, dando tranquilidade e equilíbrio para um bom desempenho profissional; porque uma está diretamente ligada à outra.
• Melhorando o comportamento ético dos profissionais: Criando um ambiente saudável para os seus colaboradores, para que possam realizar seu trabalho com alto índice de produtividade e com uma competitividade saudável, tanto para a empresa como para seus colaboradores.
1.2 Definições de C.O. segundo autores:
• Karla Sampaio “-As organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano por que modelam o comportamento dos respectivos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos na mesma organização.
• James G. Hunt, John R. Schermerhorn Jr., Richard N. Osborn - É o estudo de indivíduos e grupos em organizações. É um corpo de conhecimento que se aplica a todos os ambientes de trabalho de pequenas e grandes empresas, lucrativas ou sem fins lucrativos.
Quadro comparativo entre sistemas Abertos e Fechados
Sistema Aberto:
Nos sistemas empresariais abertos existem permutas da empresa com o meio ambiente externo que esta a sua cerca, as mesmas são dependentes e necessitam da influencia ambiental externa, plenamente integrada e interagindo com o mundo viabilizando sua existência e perenidade. O conceito de SISTEMA ABERTO também tem relações de troca de interdependência dos demais sistemas a sua volta, com abordagem sistêmica e possibilitando receber influencias e influenciar os outros sistemas externos a ele.
Sistema Fechado:
Nos sistemas empresariais fechados não existem permutas da empresa com o meio ambiente que esta a sua volta, às mesmas são insensíveis e indiferentes a qualquer influencia ambiental, não se integrando ou interagindo com o mundo, inviabilizando sua existência. O conceito de SISTEMA FECHADO segue a mesma ideia, é isolado, hermético, independente e sem abordagem sistêmica, sem receber influencia qualquer ao mesmo e também sem permitir influenciar o meio ambiente externo.
CAPÍTULO 2
2.1 Pesquisa sobre conceito de Inovação.
JAQUELINE B. NUNES:
...