ATPS PROCESSOS GERENCIAIS
Casos: ATPS PROCESSOS GERENCIAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: olga_guinha • 15/9/2013 • 1.764 Palavras (8 Páginas) • 873 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
1° SÉRIE - NOITE
DISCIPLINA: PROCESSOS GERENCIAIS
PLANEJAMENTO
OLGA DANIELE MOTTA RA: 9978023004 BAURU, 02/10/2013.
ETAPA 1
1. INTRODUÇÃO
O planejamento é importante para tudo na vida, e essa importância aumenta quando estamos na liderança de uma equipe em uma grande empresa, por isso estudamos processos gerenciais. A área de planejamento em processos gerenciais se divide em planejamento estratégico, tático e operacional.
O QUE É PALNEJAMENTO?
Planejamento é uma definição de um futuro e dos meios para se alcançar algo, é um exercício de antecipação, representa o que a organização deseja fazer, o que pretende realizar, quais as decisões tomarem e como será aplicada. As decisões das quais dependerá de recursos e competências essenciais em direção aos resultados assegurando ao alcance dos objetivos.
TIPOS DE PLANEJAMENTO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É o planejamento que envolve prazos mais longos de tempos, é mais abrangente e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é, no nível constitucional. (CHIAVENATO, 2007, p.142).
PLANEJAMENTO TÁTICO
Planejamento Tático é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Além disso, visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura. (CHIAVENATO, 2007, p.166).
PLANEJAMENTO OPERACIONAL
O planejamento no nível operacional é chamado planejamento operacional e envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista típico da abordagem do sistema fechado. (CHIAVENATO, 2007, p.187).
2. ANALISE E DISCUSSÃO A RESPEITO DE PLANEJAMENTO
- Roberto Shinyashiki defende a tese que planejamento é ter visão de futuro, para ele um bom empreendedor tem a visão além do alcance de uma pessoa normal, citando isso em algumas passagens “Visão é a arte de ver o invisível” ou “Visão é a arte de ver oportunidades onde a maioria das pessoas só vê problemas”.
-Assim, o professor Santos diz, em seu artigo, que esta real busca, requer muito esforço daqueles que buscam o sucesso, faz com que se coloquem de modo totalmente disponível ao mercado e a sociedade, em qualquer hora do dia e noite. Buscam-se pessoas que realmente querem fazer a diferença.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Analisando as várias definições de planejamento dos autores estudados pode-se notar um ponto comum entre eles, a de que o planejamento é importantíssimo para alcançarmos os objetivos profissionais ou pessoais, tendo visão, atitude, esforço e organização atingiremos os melhores resultados possíveis.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
www.administracaoegestao.com.br/planejamento-estrategico/niveis-de-planejamento/ http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?id=961103
SNELL, Bateman. Administração, Novo Cenário Competitivo, 2ª edição (tradução feita por Bazán Tecnologia e Linguística Ltda.), Editora Atlas S.A. – 2010.
ETAPA 2
OBJETIVO DO EVENTO: ARRECADAÇÃO DE DOAÇÕES PARA UM ORFANATO
• Visitar alguns orfanatos a fim de decidir qual será o objeto do evento;
• Escolhido o orfanato verificar quais suas maiores necessidades;
• Verificar como a comunidade se comporta em relação ao orfanato;
• Definir o tipo de evento para arrecadação;
• Escolher o local e data onde será realizado o evento;
• Divisão de tarefas
ORGANIZAÇÃO
A organização e o desenvolvimento do que foi planejado, é uma forma de administrar, estruturar, organizar e reunir de forma estratégica tudo que temos em mãos e todos os envolvidos.
- Todas as funções e processos envolvidos interagem entre si, ou seja, um fator depende do outro para que todos juntos unidos formem um todo e migre rumo ao sucesso, fazendo com que o que foi planejado saia conforme planejado.
- Com a ajuda da organização reúne-se tudo e todos, recursos, estrutura, materiais e pessoas.
DESENVOLVIMENTO DOS OBJETIVOS DO PROJETO
- Antes de tudo deve-se, fazer a contabilização de quantos orfanatos há na cidade para que com isso, possa encaminhar as pessoas envolvidas no projeto, em grupos ou individualmente para uma visita aos mesmos.
- Desta forma, dá-se também para verificar a necessidade de cada entidade e buscar através da campanha ajudar a todas as entidades visitadas, suprindo de cada uma delas os que as mesmas têm de necessidade mais grave e supri-la, com isso conseguiremos satisfazer a todas as instituições.
- Logo, feito as visitas e já com a decisão em mãos, de que todas as entidades devem ser beneficiadas, conforme a necessidade principal de cada uma delas.
Assim cada um terá de se responsabilizar por uma etapa de desenvolvido da arrecadação para os orfanatos.
DISTRIBUIÇÃO DE FUNÇÕES
1. MARCIA- ficará responsável por conseguir patrocínios para o evento junto aos comerciantes da comunidade e empresas especializadas em adaptação de ambientes para crianças;
2. RITA - ficará responsável por incluir a comunidade no evento, através de voluntários para trabalhar no mesmo e se for necessária contratação de mais mão de obra;
3.
...