ATPS TÉCNICA DE NEGOCIAÇÃO
Artigo: ATPS TÉCNICA DE NEGOCIAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: shirleyarsantos • 19/9/2013 • 3.098 Palavras (13 Páginas) • 408 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
TÉCNICA DE NEGOCIAÇÃO
Clednilson José dos Santos- 438534
Levi Barbosa Santos RA - 417574
Adalberto Bitencourt Silva RA 430374
Frederico da Costa Carvalho RA - 439252
Silvio Santos
SALVADOR
15/04/2013.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Clednilson José dos Santos- 438534
Levi Barbosa Santos RA - 417574
Adalberto Bitencourt Silva RA 430374
Frederico da Costa Carvalho RA - 439252
Silvio Santos
RELATÓRIO
TÉCNICA DE NEGOCIAÇÃO
Relatório de Atividades Praticas Supervisionadas em Técnicas de Negociaçõesl. Orientadora: Lilian Aparecida Crespilho do Curso Superior de Tecnologia em Logística
SALVADOR
15/04/2013.
Desafio
Como reagir diante de uma resposta negativa perante seus argumentos em convencer a gerencia da importância do seu aumento salarial?
O tema negociação salarial em uma empresa não é uma tarefa difícil, desde que haja uma preparação previa para negociação, pois é um momento tão delicado que requer algumas habilidades para conquistar o reajuste salarial. Mesmo sendo um bom profissional que busca alcançar as metas propostas pela empresa e desempenhando suas responsabilidades e cumprindo suas tarefas diárias, estamos a todo tempo sendo avaliados e de algum modo isto implica como forma positiva para a negociação, mas se ainda assim quando negociar as questões salariais diante do gestor e não obtiver uma resposta positiva e sim negativa deve-se analisar alguns pontos e encontrar formas mais apropriadas para uma nova negociação, segue alguns pontos positivos a serem analisados para um novo encontro:
• Seja um bom ouvinte
Na medida em que você ouve atentamente e sem interrupções habilita-se para decodificar a mensagem do outro lado e obter informações que poderão ser úteis ao processo.
• Desenvolva um espírito negocial
A assertividade deve substituir a agressividade no processo para que se possa alcançar o objetivo planejado. Tenha em mente que por mais difícil que pareça um acordo sempre haverá a possibilidade de alternativas. Todo processo de negociação comporta uma zona de possível acordo, que você deve identificar desde a fase de planejamento a fim de explorá-la convenientemente na fase de debates e argumentação. Por isso você deve estabelecer suas alternativas antes de deflagrado o processo e estar pronto para flexibilizá-las se necessário.
• Planeje
Ao participar de um evento negocial tenha um seguimento do seu tempo para estudar e dominar todas as variáveis a interferir no mesmo. Muitas vezes será necessário pré-negociar internamente recursos, prazos, especificações, metas, condições de pagamento, etc. Portanto venha para a reunião de negociação com todo dever de casa diligentemente realizado. Isto lhe dará muita segurança no processo.
• Mire alto
Desde que buscado com legitimidade seus objetivos deverão ser sempre na faixa máxima. Lutando por mais, você poderá obter mais em uma negociação.
• Ser paciente
Um dos pecados capitais do negociador é a impaciência muitas vezes causada por metas irrealista ou necessidade de logo fechar o acordo.
• Vise à satisfação
Negociação é uma estrada de mão dupla. Tanto você quanto o outro negociador deverão estar legitimamente comprometidos na busca de um resultado altamente satisfatório.
• Cuidado com a primeira oferta
Se você planejou bem, se identificou claramente a zona de possíveis acordos e suas alternativas, é paciente e ouve bem durante o processo, o seu grau de autoconfiança será elevado e a primeira oferta do outro lado será apenas um balizador para sua argumentação buscando obter concessões.
• Seja ético
Vivemos um ambiente em que a todo momento surge arranhões à ética: na política, na justiça e nos negócios. A realidade mostra que agir eticamente nas negociações traz inúmeras vantagens.
• Troque as concessões
Lembre-se que negociar é sobre trocar concessões de um lado para o outro em busca da conclusão de um acordo. Tenha as suas concessões estudadas na fase de planejamento e procure incluí-las no rol de suas alternativas para fechamento do negócio.
• Seja empático
Tenha em mente que o processo de negociação é um evento fortemente alicerçado
na dimensão humana: é pessoas que o fazem evoluir para um acordo. Pessoas como você, que possuem crescentes aspirações pessoais e profissionais, que carregam uma série de influências e desejam obter o melhor resultado possível. Procure ver o outro lado como um parceiro e seja compreensivo quanto a possíveis dificuldades pessoais. Dando este toque humano ao processo você estará fazendo algo mais por uma conclusão satisfatória.
A negociação é um processo interpessoal, e o maior obstáculo é a nossa tendência de agir sem pensar, o que nos faz cometer erros. Além disso, há muita emoção em uma negociação, e o alto desgaste de energia, muitas vezes, prejudica o desenrolar do acordo.
Ser um estrategista inclui imaginar quais são as ações que a outra parte pode tomar. É como em um jogo de
...