ATPS - Técnicas De Negiciação
Ensaios: ATPS - Técnicas De Negiciação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alanportus • 23/9/2013 • 3.834 Palavras (16 Páginas) • 336 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação à Distância
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Curso de Administração 1° Série
Disciplina Gestão do Conhecimento
ALAN PORTUS DACIO LIRA RA: 429380
DAIANE OLIVEIRA SOARES RA: 408518
LAILA OLIVEIRA GALVÃO RA: 433270
KETLLEN SABRINA DA SILVA RA: 430731
EDÍVIA MARIA DAMASCENO RA: 406303
MANAUS – AM
2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação à Distância
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Curso de Administração1° Série
Disciplina Gestão do Conhecimento
Relatório apresentado à Universidade Anhanguera – Uniderp como requisito para obtenção de nota final na disciplina de Gestão do Conhecimento sob a orientação do tutor (EAD Me. Maurício Dias).
MANAUS – AM
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------------4
2. DESENVOLVIMENTO -------------------------------------------------------------------5
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ------------------------------------------------------------14
4. REFÊRENCIAS BIBLIOGRÁFICAS -------------------------------------------------15
Introdução
O presente trabalho é sobre Gestão do conhecimento o qual esta na forma de relatório. A gestão do conhecimento é uma atividade fundamental no processo de maturação de uma organização, pública ou privados qualquer que seja o setor de atividade. Ela contribui para transformar as experiências individuais e coletivas em informações estratégicas da organização e para construir o seu patrimônio principal: o corpus humano com uma inteligência direcionada para o cumprimento de sua missão na sociedade. A GC também facilita a construção de um modelo de maturidade adequado para a organização e permite o desenvolvimento colaborativo de acordo com esse modelo. A Gestão do Conhecimento (GC) representa um conjunto interdependente de práticas organizadas destinadas a promover a criação, o compartilhamento e o uso efetivo do saber individuais e coletivos das pessoas que trabalham em uma comunidade.
O trabalho tem como objetivo Compreender tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizados na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações. Abranger ações de planejamento, avaliação e gerenciamento de pessoas e processos, referentes a negócios e serviços presentes em organizações públicas ou privadas, de todos os portes e ramos de atuação. Caracterizar-se pelas tecnologias organizacionais, viabilidade econômica, técnicas de comercialização, ferramentas de informática, estratégias de marketing, logística, finanças, relações interpessoais, legislação e ética. Observar as mudanças econômicas e tecnológicas e, com vistas a aperfeiçoar investimentos, analisar demonstrações financeiras e elaborar estudos de viabilidade, subsidiando, assim, o processo de tomada de decisões na instituição.
ETAPA 1 PASSO 3
DESENVOLVIMENTO
Relatório de Conceitos de Gestão do Conhecimento (GC)
É “um processo humano dinâmico de justificar a crença pessoal com relação à verdade” (NONAKA e TAKEUCHI, 1997 p.63). É um método, segundo os autores, de duas dimensões: uma dimensão ontológica e outra epistemológica. Na dimensão ontológica, o desígnio fundamental é que o conhecimento só é criado por indivíduos, o que significa que a criação do conhecimento organizacional seja entendida como um “processo que amplia organizacionalmente o conhecimento criado pelos indivíduos, cristalizando-o como parte da rede de conhecimentos da organização” (NONAKA e TAKEUCHI, 1997, p.63). É um processo que acontece dentro de uma comunidade que interage entre si e que estende seu limite para além da organização. Já a dimensão epistemológica, o homem tem uma reflexão sobre o conhecimento produzido por si próprio sobre si mesmo, seu prazo em exercício, suas fases de desenvolvimento e suas barreiras e limites. Os autores distinguem o conhecimento tácito do conhecimento explícito: “O conhecimento tácito é o pessoal de cada individuo, específico ao contexto e, assim, difícil de ser formulado e comunicado. Já o conhecimento explícito ou codificado refere-se ao conhecimento transmissível em linguagem formal e sistemática” (NONAKA e TAKEU CHI, 1997, p. 65).
Gestão do Conhecimento (Knowledge Management) refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa. O “KM”, como é conhecido, é considerado um sistema de gerenciamento corporativo.
Tendo em vista as mudanças ocorridas, como a globalização da economia, o avanço tecnológico, o conhecimento tornou-se valioso. As empresas passaram por três etapas: era industrial clássica, era industrial neoclássica e era da informação.
A
...